Lisboa não escapa ao terror nas bolsas. PSI-20 cai 1%

  • Rita Atalaia
  • 18 Agosto 2017

O ataque terrorista em Barcelona, que tirou a vida a 14 pessoas, gerou o pânico nas bolsas europeias. Lisboa não escapou aos receios dos investidores, com o PSI-20 a cair mais de 1%.

O atentado terrorista em Barcelona, que fez 14 vítimas mortais no centro da cidade, arrastou as bolsas europeias para o vermelho, assim como aconteceu do outro lado do Atlântico. Lisboa não foi exceção. A praça nacional cedeu mais de 1%, pressionado pelas perdas expressivas do BCP, CTT e Jerónimo Martins. Apenas quatro cotadas escaparam a esta tendência.

O índice de referência português, o PSI-20, fechou a cair 1,09% para 5.185,68 pontos, em linha com o que aconteceu no resto da Europa. Os investidores acabaram por procurar ativos de refúgio, como é o caso das obrigações e do ouro, abandonando as ações. “Os ataques terroristas nos EUA e em Espanha agravaram a crise geopolítica”, afirma Simon Quijano-Evans à Bloomberg. “Em determinada altura, é provável que isto culmine numa reação mais extrema do mercado”, acrescenta o estratega da Legal & General Investment Management.

Entre as cotadas que mais perderam, destaque para o BCP (-2,09%), CTT (-1,05%), Jerónimo Martins (-2,09%) e para a Galp Energia (-0,54%). No caso da petrolífera, é um desempenho que surge depois da notícia de que o presidente Carlos Gomes da Silva e o administrador Costa Pina foram constituídos arguidos no caso Galpgate.

O ataque terrorista foi já reivindicado pelo Daesh. Uma carrinha banca atropelou esta quinta-feira à tarde centenas de pessoas na Rambla de Barcelona, uma das zonas mais movimentadas da cidade. Morreram 14 pessoas, segundo o último balanço. Há ainda mais de uma centena de feridos. Já durante a madrugada, a polícia da Catalunha abateu pelo menos cinco terroristas que pretendiam fazer um atentado em Cambrils, em Terragona.

No mercado cambial, destaque para o euro. A moeda única volta a apreciar esta sexta-feira. Avança 0,08% para 1,1730 dólares, corrigindo da queda desta quinta-feira, após as minutas do Banco Central Europeu (BCE) terem revelado que alguns membros do banco central estão preocupados com a excessiva valorização da moeda. Nos ativos de refúgio, o ouro valoriza 0,24% para 1.295,76 dólares por onça.

Investidores procuram refúgio no ouro

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Lisboa não escapa ao terror nas bolsas. PSI-20 cai 1%

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião