Turistas gastam 33 milhões por dia em Portugal

O ritmo de crescimento dos gastos dos turistas em Portugal duplicou face ao que era registado no ano passado. As receitas turísticas ultrapassaram os seis mil milhões, só no primeiro semestre.

As receitas turísticas ultrapassaram os seis mil milhões de euros no primeiro semestre do ano, um aumento superior a mil milhões de euros face aos valores que tinham sido registados no mesmo período do ano passado. Os números divulgados esta segunda-feira pelo Banco de Portugal mostram que os turistas deixaram, por dia, mais de 33 milhões de euros em Portugal.

Entre janeiro e junho deste ano, as receitas turísticas totalizaram 6.060.430.000 euros. É uma subida de 21% face às receitas de 5 mil milhões do primeiro semestre do ano passado. Há uma aceleração muito significativa deste crescimento: em 2016, as receitas turísticas tinham aumentado, em termos homólogos, 9% no primeiro semestre e 10,5% no conjunto do ano.

Receitas turísticas ultrapassam seis mil milhões no primeiro semestre

Por outro lado, os portugueses gastaram 2,1 mil milhões de euros no estrangeiro, no primeiro semestre, o equivalente a 11,6 milhões de euros por dia.

Feitas as contas, o saldo da balança de viagens e turismo aumentou para 3,9 mil milhões de euros no final de junho. É o equivalente a quase 65% do saldo da balança de serviços, que no primeiro semestre se fixou em pouco mais de seis mil milhões de euros.

A aceleração das receitas provenientes do turismo não foi, ainda assim, suficiente para compensar o aumento das importações. No primeiro semestre, o saldo da balança de bens e serviços fixou-se em perto de 713 milhões de euros, uma quebra de 412 milhões face ao período homólogo, que fica a dever-se ao aumento de 14,7% das importações de bens, contra uma subida de 12,1% das exportações. Assim, sem o turismo, a balança de bens e serviços seria negativa em mais de três mil milhões de euros.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Turistas gastam 33 milhões por dia em Portugal

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião