Brisa aposta nos carros partilhados. Chegam a Lisboa em setembro

A Brisa traz da Alemanha o Drive Now, um serviço de car sharing que irá espalhar carros BMW e Mini pelas ruas de Lisboa. Um investimento de cinco milhões da empresa de infraestruturas portuguesa.

A Brisa une-se à alemã Drive Now para trazer um novo serviço de car sharing à cidade de Lisboa. A partir de 12 de setembro, 211 carros estarão disponíveis para os lisboetas usarem — só precisam de uma aplicação no telemóvel para ter acesso aos veículos. Os preços vão dos 31 aos 34 cêntimos por minuto consoante o modelo do carro escolhido. No mês de estreia, todos os preços descem aos 29 cêntimos para aqueles que se inscrevam até dia 12.

O Drive Now foi apresentado esta quarta-feira em Lisboa. Trata-se de um investimento de cinco milhões que traz à capital uma frota de 211 carros. Onze são elétricos, os BMW I3, e os restantes 200 dividem-se em cem Mini Clubman (de três e de cinco portas) e 100 BMW 116, um Série 1. Os I3 são os mais caros — 34 cêntimos por minuto. Os Série 1 cobram 31 cêntimos ao minuto, enquanto os Mini fixam o preço nos 29 cêntimos.

Pedro Rocha e Melo, vice-presidente da Brisa, e Nico Gabriel, um dos CEO da Drive Now, ao lado dos quatro modelos que estarão disponíveis para o serviço de carsharing em Lisboa.Paula Nunes / ECO

Este serviço permite aos clientes detetarem os veículos mais próximos na aplicação, reservarem-nos e abrirem-nos também através do telemóvel para os conduzirem até ao destino. O serviço permite estacionar numa área de 48 quilómetros quadrados que cobre o centro da cidade, ainda que com algumas exceções. Olivais e Chelas são duas das zonas nas quais não se pode abandonar o veículo. Contudo, o carro pode deslocar-se por qualquer local enquanto o serviço estiver ativo. Inclui seguro, que custa um euro por viagem, combustível e estacionamento.

Aqueles que façam o registo antes do dia de lançamento, 12 de setembro, terão a benesse de 20 minutos gratuitos e um preço mais baixo e uniforme durante o primeiro mês de utilização: qualquer viagem custará 29 cêntimos por minuto. Depois da estreia, a adesão custará 10 euros e serão oferecidos 30 minutos de condução grátis.

Com este projeto, o objetivo é investir na “mobilidade eficiente” pois a Brisa quer fazer “mais do que gerir infraestruturas”, esforço que começou com a Via Verde. Há seis anos que a Drive Now se move pelas cidades europeias. Serve um total de 12 cidades, sendo Lisboa a mais recente aposta e a primeira na Península Ibérica.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Brisa aposta nos carros partilhados. Chegam a Lisboa em setembro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião