Estudantes sub-23 têm desconto de 25% no passe no próximo ano letivo

  • ECO
  • 31 Agosto 2017

Atualmente, só os estudantes em situação de carência económica têm direito a descontos nos passes de transportes públicos. Os descontos serão alargados a todos os estudantes universitários.

A partir do próximo ano letivo, todos os estudantes do ensino superior que tenham até 23 anos vão ter um desconto de 25% nos passes de transportes públicos. A medida já constava do Orçamento do Estado para este ano, mas só agora vai ser publicada em Diário da República, permitindo, assim, a sua entrada em vigor. O primeiro-ministro garante que a portaria vai ser publicada esta sexta-feira, dia 1 de setembro.

“Amanhã será publicada a portaria que restabelecerá o passe sub23 que permitirá aos estudantes do ensino superior ter desconto de 25% no passe, independentemente da sua condição de recurso”, disse António Costa, em Vila Nova de Gaia, durante a cerimónia de assinatura de contratos de aquisição de autocarros elétricos e a gás pela STCP (Sociedade de Transportes Coletivos do Porto).

Atualmente, só os estudantes em situação de carência económica têm direito a estes descontos nos passes de transportes públicos.

Agora, o desconto de 25% é estendido a todos os estudantes universitários, uma medida que, em 2017, representa um custo estimado de 1,5 milhões de euros para o Estado, dependendo do número de estudantes que peçam o desconto. Nos anos seguintes, o impacto será maior, uma vez que a medida já estará em vigor desde o início do ano.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Estudantes sub-23 têm desconto de 25% no passe no próximo ano letivo

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião