Coreia do Sul quer embargo de petróleo aos vizinhos do Norte
Os sul-coreanos querem que os EUA interrompam o fornecimento internacional de petróleo à Coreia do Norte, uma medida que deixaria o país de Kim Jong-Un num caos.
Restam poucas alternativas diplomáticas aos Estados Unidos para travarem as ambições nucleares da Coreia do Norte. A próxima cartada será a do reforço das sanções a Pyongyang num pacote de medidas sem precedentes. No entanto, a Coreia do Sul deverá começar a pressionar os norte-americanos para que avancem com aquela que se acredita que seja a pior sanção de todas: a interrupção do fornecimento internacional de petróleo ao regime de Kim Jong-Un.
A notícia é avançada esta terça-feira pelo Financial Times [acesso pago]. O jornal indica que vários especialistas garantem que um embargo no fornecimento da matéria-prima ao país lançaria a Coreia do Norte num autêntico caos humanitário e político. É a solução defendida pelos sul-coreanos, mas que deverá provocar algum desconforto à China, um dos países que tem servido de intermediário na relação atribulada entre os EUA e a Coreia do Norte.
Foi no domingo que o regime de Kim Jong-Un levou a cabo o seu sexto teste nuclear, detonando aquilo que disse ser uma bomba termonuclear nos túneis do campo de testes a norte do país. O teste surgiu na sequência de um outro teste balístico na semana anterior, com o lançamento de um míssil intercontinental que chegou a sobrevoar o Japão. Tais manobras militares estão a merecer forte condenação por parte da comunidade internacional e a dar origem a grande preocupação.
A escalada das tensões tem provocado constrangimentos nos mercados bolsistas. Esta segunda-feira, a pressão vendedora esteve bem patente nas negociações. Com o Presidente norte-americano Donald Trump a perder a paciência, os investidores temem o início de uma guerra nuclear. Esta segunda-feira, quando questionado por um jornalista sobre se atacaria a Coreia do Norte, Trump respondeu apenas: “Vamos ver.”
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Coreia do Sul quer embargo de petróleo aos vizinhos do Norte
{{ noCommentsLabel }}