Direitos Musicais são a nova aposta do Facebook

  • ECO
  • 6 Setembro 2017

Os utilizadores do Facebook vão deixar de preocupar-se com direitos musicais na hora de carregar vídeos com música para a rede social.

O Facebook está a investir centenas de milhões de dólares em direitos junto de discográficas. A aposta da rede social vem no sentido de permitir que os seus utilizadores incluam música de forma legal nos seus vídeos. As negociações estendem-se há meses e poderão levar até dois anos. A notícia é avançada pela Bloomberg, que cita uma fonte próxima do processo.

Em pleno advento do vídeo no Facebook, vários utilizadores têm vindo a partilhar conteúdos com música sobre a qual não têm direitos. De acordo com a legislação, a empresa de Zuckerberg é obrigada a retirar os vídeos com material que não cumpra os requisitos legais. O investimento vem no sentido de facilitar a criação de conteúdos dos utilizadores, evitando a intervenção da empresa que gere a rede social.

Há menos de um mês, o Facebook anunciou a criação do Watch, a nova plataforma de vídeo dentro da rede social, que pretende concorrer com o Youtube. Embora Zuckerberg pretenda atrair vídeos de música profissionais, o serviço Watch dará prioridade a conteúdo produzido pelos utilizadores. Após a publicações dos resultados do segundo trimestre no passado mês de julho, a empresa revelou aos investidores que pretende continuar a apostar no formato de vídeo que, acredita, poderá ultrapassar a partilha de texto e fotografias no futuro.

De acordo com a Bloomberg, o investimento do Facebook poderá ser uma fonte de lucro inesperado para a indústria musical, numa altura em que tem vindo a crescer com as plataformas de streaming como o Spotify ou a Apple Music. A Federação Internacional na Indústria Fonográfica, citada pela mesma fonte, avança que as vendas de música cresceram 5,9% no ano passado. A Warner Music Group revelou um crescimento de vendas em 13%, e a Universal Music Group reportou um incremento de 15,5% nas vendas durante o seu último trimestre fiscal.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Direitos Musicais são a nova aposta do Facebook

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião