Governo admite divulgar cativações mensalmente

  • ECO
  • 8 Setembro 2017

A medida estará a ser avaliada pelo Governo e surge no seguimento das pressões dos partidos da direita e da esquerda que pretendem criar limites ao uso das cativações.

O executivo liderado por António Costa estará a ponderar alterar a forma como divulga informação sobre a evolução das cativações de despesa pública. Em cima da mesa estará a possibilidade dessa informação ser prestada mês a mês, segundo avança o Público (acesso condicionado).

De acordo com o diário, uma das opções passa por essa informação estar disponível nos boletins mensais de execução orçamental que são publicados. O Executivo também abre a porta a uma discussão sobre a forma como se processa a passagem a lei de todas as cativações a introduzir no orçamento.

Esta notícia surge numa altura em que o Governo sofre pressão tanto da direita como da esquerda, no sentido de uma mudança de regras nas cativações. Tanto os partidos à esquerda do Governo como à direita dão mostras de poderem forçar a introdução no Orçamento do Estado (OE) do próximo ano de regras que limitem o uso de cativações numa escala tão alargada como a que tem sido utilizada pelo executivo de Costa.

O montante recorde de cativações em 2016 tornou esta questão num dos temas quentes da discussão do OE para 2018, com a oposição a exigir que o Governo modere o uso das cativações como instrumento discricionário de gestão orçamental. Exige ainda que o Governo seja mais transparente na forma como utiliza esse mecanismo e faça passar pelo parlamento a aprovação de todas as regras, em vez de aprovar algumas nos decretos de lei de execução orçamental.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Governo admite divulgar cativações mensalmente

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião