IQE: o possível fornecedor da Apple que disparou 314% este ano

  • ECO
  • 8 Setembro 2017

A nova atração dos investidores situa-se em Cardiff, e as suas ações têm vindo a subir para máximos desde janeiro de 2002.

A IQE está a sentir o “efeito Apple”. A empresa produtora de chips de Cardiff, no País de Gales, tem vindo a crescer entre os investidores após a especulação de que estaria a fornecer componentes de sensores 3D para a Apple, na produção do novo iPhone. As ações da IQE dispararam 314% desde janeiro desde ano, segundo a Bloomberg.

A tecnológica britânica é atualmente a segunda melhor no índice anual da FTSE AIM 100 e já ultrapassou empresas como a Nvidia Corp. e a Micron Technology Inc. no Philadelphia Semiconductor Index.

IQE subiu 314% este ano

Fonte: Bloomberg

A especulação em torno de pequenas empresas fornecedoras da Apple são um atrativo para os investidores e, segundo analistas referidos pela mesma fonte, a IQE está apenas no começo. Lee Simpson, analista da Stifel, acredita que a companhia de Cardiff será a próxima tecnológica de grande capitalização do Reino Unido.

Espera-se que, em 2019, as receitas da IQE provenientes da Apple sejam de 38 milhões de libras, acima da estimativa dos dois milhões feita no ano passado. Andrew Nelson, chefe executivo, recusa-se a comentar o possível fornecimento à Apple. No entanto, refere que a sua empresa detém 80% de quota no mercado de tecnologias de lasers para sensores 3D, e que fornece praticamente todos os operadores no mercado de destino”, cita a Bloomberg.

A volatilidade da IQE, no entanto, preocupa alguns investidores que têm vindo a acompanhar a sua performance ao longo de anos. Em causa estão várias grandes oportunidades desperdiçadas no passado, conta Oliver Knott, analista da N+1 Singer. No ano 2000, as ações da empresa atingiram os 762 pences de libra. Três anos mais o valor foi derrubado para os 2,2 pences. Desde então, as ações da IQE nunca ultrapassaram a linha dos 52 pences de libra.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

IQE: o possível fornecedor da Apple que disparou 314% este ano

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião