Ministério Público está “a acompanhar a situação” da Yupido

A PGR confirmou ao ECO que está "a acompanhar a situação" no que toca ao aumento de capital multimilionário da Yupido. Depois, vai avaliar o que fazer.

O Ministério Público (MP) está “a acompanhar a situação” da Yupido para decidir o que fazer acerca do insólito aumento de capital de 28,8 mil milhões de euros, disse a Procuradoria-Geral da República (PGR) em resposta enviada ao ECO.

“O MP encontra-se a acompanhar a situação, com vista a decidir qual o procedimento mais adequado no âmbito das suas competências”, lê-se numa nota enviada por email, depois de questionada se estão a ser feitas diligências para apurar a existência de alguma irregularidade no valor.

O MP encontra-se a acompanhar a situação, com vista a decidir qual o procedimento mais adequado no âmbito das suas competências.

Procuradoria-Geral da República

Fonte oficial

A informação da PGR surge em linha com as informações que já tinham sido avançadas pelo Expresso [acesso pago] de que a Polícia Judiciária também está “a analisar” a mesma situação. As autoridades estarão a avaliar se existe matéria de facto que justifique uma investigação à empresa portuguesa.

Esta sexta-feira, o ECO avançou também o ministério das Finanças, que tutela a Autoridade Tributária, invocou “sigilo fiscal” para não informar se está ou não a investigar o aumento de capital da Yupido. “O Ministério das Finanças não se pode pronunciar sobre a situação contributiva de pessoas individuais ou coletivas em concreto por uma questão de sigilo fiscal”, disse ao ECO fonte do gabinete.

A Yupido é uma empresa que ainda não tem operações nem empregados. No ano passado, realizou um aumento de capital de cerca de 240 milhões para 28,8 mil milhões de euros, tornando-se a empresa com o maior capital social em Portugal, o equivalente a duas vezes a Galp Energia em valor de mercado.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Ministério Público está “a acompanhar a situação” da Yupido

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião