Coreia do Norte lançou novo míssil que sobrevoou o Japão

  • ECO
  • 14 Setembro 2017

A Coreia do Norte lançou esta sexta-feira um míssil que sobrevoou o Japão e caiu no Oceano Pacífico. O lançamento acontece horas depois de o regime de Kim Jong Un ter ameaçado “afundar” o Japão.

O míssil sobrevoou a ilha de Hokkaido às 07:06 de sexta-feira (horas em Tóquio), precisaram as autoridades japonesas, que indicaram que o sistema de aviso J-Alert foi acionado em várias regiões do norte do arquipélago.

Minutos antes da posição do executivo japonês, a agência de notícias sul-coreana, Yonhap, tinha afirmado que Pyongyang lançou um míssil não identificado.

A CNN cita um porta-voz do governo da vizinha Correia Sul que confirma a informação: “a Correia do Norte lançou um míssil a partir dos arredores de Sunan, na cidade de Pyongyang”. A mesma fonte acrescenta que o míssil “sobrevoou o Japão e caiu no Oceano Pacifico”.

A cadeia de televisão nipónica NHK confirma a passagem do míssil que sobrevoou Hokkaido, no norte do Japão, e acrescentou que “o governo local está a avisar a população para se afastar de qualquer objeto que se assemelhe a destroços de um míssil” que eventualmente possa encontrar.

A NHK, citando o governo japonês, diz ainda que o míssil aterrou “a 2.000 quilómetros do Cabo de Erimo, em Hokkaido, às 7h16” da manhã, horas locais.

O lançamento do míssil acontece horas depois do regime de Kim Jong Un ter ameaçado, em resposta às novas sanções aprovadas esta semana pelo Conselho de Segurança da ONU, “afundar” o Japão e reduzir os EUA a “cinzas e à escuridão”.

Segunda uma contabilização feita pela estação de televisão CNN, a Coreia do Norte já lançou 21 mísseis em 14 testes realizados desde fevereiro, aperfeiçoando cada vez mais a tecnologia. A última vez que um míssil vindo de Pyongyang sobrevoou o Japão foi a 29 de agosto.

A 4 de julho, o país levou a cabo o seu primeiro teste com um míssil balístico intercontinental (ICBM), que alegou “poder alcançar qualquer parte do mundo”.

O presidente norte-americano Donald Trump tem vindo a endurecer o discurso contra Kim Jong Un, e em agosto ameaçou a Coreia do Norte com “fogo e fúria como o mundo nunca viu”.

O regresso da tensão na Península coreana vai condicionar a evolução dos mercados este final de semana.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Coreia do Norte lançou novo míssil que sobrevoou o Japão

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião