Uber perde licença para circular em Londres

  • ECO
  • 22 Setembro 2017

As autoridades não renovaram a licença de operações da Uber na capital inglesa.

As autoridades dos transportes londrinas decidiram não renovar a licença de atividade da Uber na capital do Reino Unido, argumentando que a empresa de transportes não tem legitimidade para operar este tipo de atividade. A atual licença da Uber na cidade expira a 30 de setembro. A empresa vai avançar com o caso para os tribunais.

De acordo com o comunicado emitido pela Autoridade de Transportes de Londres, “a abordagem e conduta da Uber demonstram uma falta de responsabilidade corporativa numa série de casos com potenciais implicações na segurança pública”. Em causa está também o uso de software Greyball, utilizado para bloquear o acesso das autoridades a informações relativas à aplicação móvel, impedindo as autoridades de garantir o cumprimento da lei.

A decisão conta com “total” apoio de Sadiq Khan, presidente da Câmara de Londres, que afirma o fornecimento de um serviço inovador não deve ser feito “à custa da segurança dos consumidores”, cita o Financial Times.

A Uber tem 21 dias para recorrer da decisão da autoridade dos transportes e continuar a operar em Londres. Em comunicado, a empresa de transportes refere que vai avançar com o caso para os tribunais, sublinhando os 3,5 milhões de londrinos e os mais de 40.000 condutores registados na plataforma afetados pelo caso. No mesmo documento, a empresa garante que “Os motoristas que viajam com a aplicação da Uber são licenciados pela Transport for London e passaram pelas mesmas certificações que os black cabs (táxis locais).”

Como resposta às acusações das autoridades, a Uber refere que monitoriza e regista as suas viagens por GPS de forma a garantir a segurança do serviço. “Seguimos sempre as regras da TfL ao relatar incidentes graves e temos uma equipa dedicada que trabalha em estreita colaboração com a Polícia Metropolitana de Londres”, argumenta a empresa.

(Notícia atualizada às 14h45)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Uber perde licença para circular em Londres

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião