Pode a Uber vir a aceitar pagamentos em bitcoin?

Dara Khosrowshahi introduziu os pagamentos por bitcoin na plataforma Expedia. Agora, o gestor está a caminho da liderança da Uber. Será que vai disponibilizar essa opção na app?

Dara Khosrowshahi introduziu os pagamentos em bitcoin na Expedia. Fará o mesmo na Uber?PAULA NUNES/ECO

Estávamos em junho de 2014 quando a plataforma de booking Expedia anunciou que ia passar a aceitar pagamentos em bitcoin. A notícia foi recebida com surpresa no universo das criptomoedas, com o site a tornar-se no primeiro grande negócio mainstream a apostar naquela divisa. Uma aposta feita sob a batuta de Dara Khosrowshahi, o homem que a Uber agora escolheu para ser o seu novo CEO.

A Expedia, que detém a Trivago, ainda hoje aceita a moeda digital para pagar reservas em hotéis. Ora, quando introduziu a opção, a bitcoin valia cerca de um décimo do que vale hoje, em que cada moeda já equivale a mais de 4.500 dólares. Não são conhecidos números concretos, mas um executivo chegou a afirmar que o número de transações estava acima das expectativas.

Em contrapartida, a chegada da bitcoin à Expedia não foi propriamente surpresa para quem já conhecia o perfil de Dara Khosrowshahi. O gestor é visto como um evangelizador das novas tecnologias. Agora, de acordo com a Quartz, a ida de Khosrowshahi para a Uber vem dar uma nova vida a um rumor já com alguma idade: irá a Uber seguir o mesmo caminho e habilitar pagamentos de viagens em bitcoin?

“Pagamentos em bitcoin fariam sentido para a Uber. É uma criptomoeda global para um viajante global.

Joon Ian Wong

Repórter da Quartz

Hipótese remota, mas não descabida

O ECO falou com Joon Ian Wong, repórter da Quartz, acerca da hipótese de a Uber vir a disponibilizar pagamentos em bitcoin. Para o jornalista, é “pouco provável” que aconteça “no curto prazo”, mas a medida não é descabida.

“Pagamentos em bitcoin fariam sentido para a Uber. É uma criptomoeda global para um viajante global. O débito faz-se do saldo em bitcoin, em vez de se fazer da libra, do dólar ou do yuan, com o câmbio”, explicou.

No entanto, o elevado valor unitário da moeda poderia ser um problema. “Não faz muito sentido para as pessoas que compraram agora, por exemplo. Mas os responsáveis comerciais veem isto como um ‘efeito de riqueza’: os detentores de bitcoin mais antigos gastam mais em termos de bitcoin quando o preço está mais alto”, disse.

“Claro que existem muitos problemas técnicos quando se usa a bitcoin como dinheiro, como os tempos [elevados] de confirmação, etc.”, indicou Joon Ian Wong.

Para já, e antes de se aventurar em novas experiências, a Uber de Dara Khosrowshahi terá outras guerras para vencer. A empresa está a caminho dos primeiros lucros (que nunca chegaram em nove anos de atividade) e tem uma imagem para limpar depois da sucessão de escândalos que resultou na saída de Travis Kalaick da empresa.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Pode a Uber vir a aceitar pagamentos em bitcoin?

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião