Bitcoin sobe, sobe, sobe…. Quem dá mais?

Analistas em desacordo quanto ao valor da bitcoin no curto, médio e longo prazo. Há previsões para todos os gostos e apostas para daqui a uma década. Spoiler alert: o valor é alto.

Analistas sem consenso quanto ao verdadeiro potencial da bitcoin

A bitcoin renovou máximos históricos na semana passada, com a moeda a bater o pico dos 4.477 dólares. A divisa virtual, nascida nos confins da internet, mantém-se assim na boca do povo e, por isso, todos têm uma palavra a dizer. Mais propriamente sobre o valor que vai atingir nos próximos meses. Há estimativas de todas as formas e feitios, o que leva à pergunta: quem dá mais?

Não há grande consenso. As previsões variam no valor e no prazo, mas dão arrepios a quem tem vertigens. Juntando a alta volatilidade deste ativo, parece impossível prever quanto valerá uma bitcoin no final do ano, ou mesmo daqui a três ou dez anos. De acordo com a Bloomberg, o único ponto de convergência entre os analistas parece ser o de que haverá “alguma resistência” entre os 4.500 e os 4.800 dólares. A moeda deverá recuar para ganhar balanço e, depois, continuar a ascensão.

A agência falou com alguns dos analistas que já assumiram posições face à moeda virtual e descentralizada, que escalou cerca de 180% nos primeiros seis meses deste ano. No curto prazo, a Fundstrat Global Advisors e o GFI Group preveem que a moeda encerre o ano a valer 6.000 dólares.

Estendendo o prazo, a Standpoint Research coloca a bitcoin a valer 7.500 dólares em 2018. Mas, em contrapartida, para GFI Group, nessa altura a moeda já valerá 10.000 dólares, indica a agência.

No longo prazo, a Fundstrat Global Advisors estima que a moeda escale até aos 25.000 dólares em 2022. E há também quem faça previsões para 2027: para a Standpoint Research, uma bitcoin deverá valer 50.000 dólares daqui a uma década.

No início de julho, o Goldman Sachs previa que a bitcoin ainda ia dar um trambolhão antes de registar novos recordes, o que não se materializou concretamente. Ainda assim, as estimativas mais recentes do banco mantêm-se apertadas, com Sheba Jafari a alertar para a hipótese de a divisa desvalorizar 40% antes de chegar aos 4.827 dólares.

A bitcoin tem vindo a beneficiar da sua própria popularidade. Com uma oferta muito limitada e uma procura que parece não ter fim, o preço tem vindo a subir a uma velocidade estonteante, havendo também quem tema estar perante uma bolha prestes a implodir.

De qualquer forma, segundo a Bloomberg, vêm aí melhorias à tecnologia em novembro. O objetivo será acelerar a velocidade do processamento das transações, um dos problemas que a comunidade tem vindo a enfrentar nos últimos tempos.

Bitcoin ultrapassou a fasquia dos 4.000 dólares

Fonte: Bloomberg

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Bitcoin sobe, sobe, sobe…. Quem dá mais?

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião