Frente Comum: programa de precários poderá servir para “despedir trabalhadores”

  • Lusa
  • 2 Outubro 2017

A estrutura sindical da CGTP liderada por Ana Avoila alerta para o facto de o PREVPAP se possa tornar num "instrumento para despedir" e não para integrar.

A Frente Comum de Sindicatos da Administração Pública defendeu esta segunda-feira que o programa de regularização dos precários do Estado pode tornar-se num mecanismo para “despedir trabalhadores”. O programa de regularização dos precários do Estado (PREVPAP) “ameaça tornar-se num instrumento, não para integrar, mas para despedir trabalhadores”, avança, em comunicado, a estrutura sindical da CGTP liderada por Ana Avoila.

Em causa está a norma prevista na proposta de lei do PREVPAP que estabelece a cessação do vínculo para os trabalhadores precários que não se candidatarem ao programa dos precários, com vista à sua integração nos quadros.

O diploma é discutido e votado na terça-feira no parlamento, no grupo de trabalho, e PS, Bloco de Esquerda e PCP apresentaram propostas de alteração. Mas, segundo disse Ana Avoila à Lusa, a proposta do PS não contempla o fim da norma em causa, ao contrário das restantes. “O Governo e o PS continuam a defender, para os que não concorrerem, o despedimento imediato”, sublinha a Frente Comum.

Os sindicatos da Frente Comum reúnem-se na terça-feira e, após o encontro, Ana Avoila irá anunciar em conferência de imprensa “as ações de luta a desenvolver” pela estrutura sindical.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Frente Comum: programa de precários poderá servir para “despedir trabalhadores”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião