IGCP vai emitir mais obrigações. Prevê colocar até 2.750 milhões em bilhetes

O Tesouro divulgou o seu programa de financiamento para o resto do ano. Para além de obrigações vai emitir até 2,75 mil milhões em bilhetes do Tesouro.

O Tesouro português divulgou as suas linhas de atuação para o quarto trimestre. No seu programa de financiamento para o resto do ano, para além da realização de leilões de obrigações do Tesouro (OT), o IGCP prevê emitir até 2,75 mil milhões em bilhetes do Tesouro (BT).

No documento divulgado nesta segunda-feira, a Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública (IGCP) diz que “prevê emissões de OT através de leilões de OT, sendo esperadas colocações de 1.000 a 1.250 milhões de euros por leilão”.

A entidade liderada por Cristina Casalinho, diz que os leilões de OT terão a “participação dos Operadores Especializados de Valores do Tesouro (OEVT) e Operadores de Mercado Primário (OMP)”, e que estes poderão ser realizados à 2.ª, 4.ª ou 5.ª quarta-feira de cada mês “após anúncio do montante indicativo e linhas de OT a reabrir até três dias úteis antes da respetiva data de leilão”.

No calendário de emissões de BT, o IGCP agendou duas colocações: a primeira a realizar-se a 18 de outubro e e a segunda a 15 de novembro, envolvendo um montante de colocação entre 2.250 milhões e um máximo de 2.750 milhões de euros.

Na primeira colocação está prevista a reabertura de duas linhas — a três e a 11 meses –, com o montante global a caber no intervalo entre um mínimo de 1.000 milhões e um máximo de 1.250 milhões de euros. Na segunda colocação, tratar-se-á de uma reabertura de linha a seis meses e um lançamento de uma emissão a 12 meses, envolvendo um montante entre 1.250 e 1.500 milhões de euros.

“O IGCP, E.P.E. acompanhará ativamente a evolução das condições de mercado, podendo introduzir ajustamentos às presentes linhas de atuação”, conclui o comunicado da entidade liderada por Cristina Casalinho.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

IGCP vai emitir mais obrigações. Prevê colocar até 2.750 milhões em bilhetes

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião