Monarch entra em insolvência. Mais de 20 voos afetados em Portugal

  • ECO
  • 2 Outubro 2017

A falência da quinta maior companhia aérea do Reino Unido deixa sem voo de regresso a casa mais de 110 mil passageiros. Governo britânico já alugou 30 aviões para repatriar passageiros.

A companhia aérea britânica Monarch Airlines entrou em processo de insolvência e interrompeu todas as operações já esta segunda-feira. O cancelamento que abrange cerca de 300 mil reservas futuras, deixa sem transporte de regresso ao Reino Unido perto de 110 mil passageiros. Em Portugal, só hoje, serão afetados mais de 20 voos.

A companhia, avança a Reuters, enviou uma mensagem aos funcionários, assinada por Andrew Swaffield, presidente executivo da empresa, a lamentar o sucedido.

O fim das operações da Monarch Airlines leva as autoridades britânicas a pôr em prática, o repatriamento de 110 mil clientes de volta ao Reino Unido, operação é mesmo considerada a maior repatriação feita em tempo de paz. O Governo britânico pediu à Autoridade de Aviação Civil (CAA, sigla em inglês) que alugue mais de 30 aviões para proceder ao retorno dos passageiros. A Monarch era a quinta companhia aérea do Reino Unido.

O ministro britânico dos Transportes, Chris Grayling adiantou ao The Guardian: “Esta é uma situação extremamente angustiante para os turistas britânicos no exterior – e a minha primeira prioridade é ajudá-los a voltar para o Reino Unido”. Os passageiros que estão no estrangeiro serão transportados para o Reino Unido sem custos acrescidos.

Grayling afirmou ainda estar esperançado que os mais de dois mil funcionários da Monarch consigam empregos noutras companhias.

A Monarch cuja sede fica no aeroporto de Londres Luton, foi fundada em 1968, e voava para mais de 40 destinos em toda a Europa, entre os quais Portugal. Ainda este ano, a companhia tinha reforçado os voos do Porto para Londres, Manchester e Birmingham.

A concorrência forte tem pressionado as companhias aéreas europeias, tendo mesmo levado à insolvência da Air Berlin e da Alitalia.

Portugal afetado com mais de 20 voos.

A insolvência da Monarch e a suspensão de todos os voos a partir desta segunda-feira vai ter impacto em Portugal. No site da ANA- Aeroportos os voos da companhia britânica não tem qualquer sinalização sobre o seu estado, limitando-se a não apresentar horas nem de partida nem de chegada. No total serão mais de 20 voos afetados, entre as cidades de Lisboa, Faro e Funchal. O Porto hoje não registava qualquer voo da Monarch pelo que só amanhã poderá ser afetado.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Monarch entra em insolvência. Mais de 20 voos afetados em Portugal

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião