BCE mantém travão. Compra 494 milhões em dívida de Portugal

O Banco Central Europeu (BCE) continua a travar a compra de dívida de Portugal. Voltou a comprar menos de 500 milhões de euros em setembro.

O Banco Central Europeu (BCE) continua a travar as compras de dívida nacional. Adquiriu 494 milhões de euros em setembro, mais do que em agosto, mas mesmo assim mantendo o valor das compras abaixo da fasquia dos 500 milhões de euros.

O montante total investido pelo BCE nas obrigações portuguesas no âmbito do PSPP subiu para 29.570 milhões de euros, isto depois de em agosto se terem registado compras no valor de apenas 414 milhões, o que representou um mínimo histórico.

Desde abril de 2017 que o BCE tem estado a diminuir o valor das compras de dívida pública nacional. A única inversão aconteceu em julho, com um investimento de 517 milhões, valor superior ao registado nos dois meses anteriores.

A entidade liderada por Mario Draghi tem vindo a adquirir praticamente um terço do valor mensal que poderia comprar em títulos de dívida pública portuguesa, isto à medida que se aproxima o fim do programa de compras de 60 mil milhões de euros mensais que está no terreno há 30 meses.

Draghi tem dado sinais de que estará para breve o anúncio do fim deste programa de estímulo à Zona Euro, mas tem sido cauteloso para evitar tensão no mercado de dívida. Está a abrir a porta ao fim desta ajuda, mas alertando sempre que estará disponível para fazer mais compras, caso seja necessário.

Para Portugal, o fim do programa do BCE pode coincidir com a entrada do país nos índices de obrigações globais, os quais exigem que a dívida dos países tenham dois ratings de qualidade junto das três maiores agências mundiais. A S&P tirou Portugal de “lixo” no mês passado, faltando agora a Fitch ou a Moody’s.

Mourinho Félix disse, em entrevista à Reuters, que “quer a Moody’s, quer a Fitch, estão à espera de ver o que acontece nos próximos dois meses em Portugal”. “Este período, também lhes permite ver o que acontece ao saldo orçamental para este ano e terem mais certeza sobre a evolução da economia portuguesa e a nível europeu”, acrescenta, notando que “uma vez aprovado o Orçamento e concluída a venda do Novo Banco, acho que há condições para a Moody’s e a Fitch seguirem a S&P”.

Neste sentido, o secretário de Estado Adjunto e das Finanças, diz que há margem para que os juros da dívida nacional continuem a cair, encolhendo-se o diferencial face a outros países do euro, nomeadamente face a Espanha. Acredita que Portugal pode aproximar-se “das taxas de juro de Espanha”.

Os juros das obrigações espanhola a dez anos estão a subir 1,5 pontos para 1,71%, enquanto as yields dos títulos portugueses com a mesma maturidade descem 2,9 pontos base para 2,399%. O diferencial de juros entre os dois países está no nível mais baixo dos últimos dois anos, reflexo das tendências independentistas da Catalunha.

(Notícia atualizada às 15h50 com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

BCE mantém travão. Compra 494 milhões em dívida de Portugal

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião