Parlamento catalão mantém sessão plenária para esta semana

Catalães deverão ignorar decisão do Constitucional espanhol e avançar com uma sessão plenária esta semana, mas a declaração unilateral de independência já não está na agenda.

O Tribunal Constitucional espanhol decidiu suspender a sessão plenária que o Parlamento catalão marcou para segunda-feira, mas, segundo a imprensa internacional, os catalães deverão ignorar a decisão do tribunal e avançar com uma sessão plenária.

À BBC, o responsável catalão pelos assuntos internacionais, Raul Romeva, diz que “o Parlamento vai reunir-se e vai discutir”.

Já o El País adianta que Carles Puigdemont, líder da Catalunha, pede aos deputados que compareçam no Parlamento na terça-feira. Sem adiantar detalhes sobre o motivo dessa sessão plenária, além de dizer que servirá para “informar sobre a situação política”, Puigdemont espera conseguir contornar a decisão do Constitucional. Isto porque, tirando a declaração unilateral de independência da agenda, o Tribunal não terá razões jurídicas para suspender esta sessão.

Por seu lado, avança a Reuters, o Executivo de Mariano Rajoy, primeiro-ministro espanhol, estará a considerar invocar a Constituição para dissolver o Parlamento regional e forçar eleições antecipadas na Catalunha, caso a região avance com uma declaração unilateral de independência.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história e às newsletters ECO Insider e Novo Normal.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Parlamento catalão mantém sessão plenária para esta semana

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião