Governo negoceia aumento maior das pensões com o PCP

Os comunistas querem um aumento de dez euros para todas as pensões. Para já, esse aumento só está garantido para as pensões acima de 588 euros.

Alcançado o acordo com o Bloco de Esquerda para criar dois novos escalões de IRS, o Governo está agora a negociar com o PCP um aumento maior nas pensões. Segundo o Público (acesso condicionado), os comunistas estiveram reunidos com Mário Centeno na quarta-feira e querem um aumento de 10 euros para todas as pensões — exigência que Jerónimo de Sousa reforçou esta semana, no debate quinzenal.

Durante o debate no Parlamento, António Costa já fez saber que o crescimento do PIB, mais robusto do que o previsto, vai permitir atualizar todas as pensões com aumentos acima da inflação. Ao que o ECO apurou, o Governo está a contar com uma subida de 2,44% do PIB este ano para aumentar as pensões até 842,64 euros acima da inflação. As restantes pensões também deverão ser atualizadas, algo que não acontecia desde 2009.

Estes aumentos serão possíveis com a aplicação de uma lei que prevê atualizações das pensões consoante a evolução da economia e da inflação. Esta lei esteve suspensa vários anos e foi agora retomada, permitindo aumentos contidos nas pensões mais baixas.

Ao Público, um membro do Governo admite que os dados que António Costa já tem sobre a evolução da economia no último trimestre permitirão “seguramente dez euros de aumento para pensões acima dos 588 euros“. Mas o PCP quer aumentos para todas as pensões e, para as pensões abaixo deste valor, ainda não há acordo. “Não está fechado, estamos a trabalhar nisso ainda”, diz a mesma fonte, acrescentando que o objetivo é deixar PCP e Bloco de Esquerda “confortáveis” com as soluções encontradas.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Governo negoceia aumento maior das pensões com o PCP

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião