Criador do Ethereum vem ao Web Summit? Afinal não

Mensagem de Paddy Cosgrave no Twitter parecia apontar para a vinda de Vitalik Buterin ao Web Summit no início de novembro. Mas, afinal, o promotor referia-se a Joseph Lubin, fundador da ConsenSys.

Vitalik Buterin vem ao Web Summit? Afinal nãoTechCrunch/Flickr

“O fundador do Ethereum vem ao Web Summit.” Esta foi a mensagem que o promotor do evento, Paddy Cosgrave, publicou no Twitter na última terça-feira. O alvoroço foi quase instantâneo: embora sem indicar nomes, tudo apontava para que Vitalik Buterin, o jovem criador do Ethereum e um dos mais influentes nomes no mundo das criptomoedas, iria estar em Lisboa.

“É ótimo ver o Vitalik Buterin em Lisboa em breve”, escreveu Celso Martinho, o líder da startup portuguesa Bright Pixel, em resposta ao tweet de Paddy Cosgrave. Porque, ao dizer “fundador do Ethereum”, Paddy nem precisava de dizer mais nada. A expressão remete automaticamente para o jovem programador russo que criou a moeda virtual vista como a grande alternativa à bitcoin.

O ECO conhece pelo menos um caso em que a notícia da suposta vinda de Vitalik Buterin a Portugal motivou a obtenção do bilhete para a conferência que decorrerá no início de novembro, em Lisboa. Mas três dias após a notícia, que nunca foi desmentida oficialmente pela organização, começaram a surgir dúvidas de que Vitalik Buterin viesse mesmo a Portugal, como parecia indicar Paddy Cosgrave.

Essas dúvidas chegaram sob a forma de um email promocional da Web Summit: “Os preços vão aumentar à meia-noite de hoje. Junte-se ao secretário-geral da ONU António Guterres, à modelo da Victoria’s Secret Sara Sampaio [e] ao cofundador do Ethereum Joseph Lubin (…) em Lisboa em novembro”, lia-se.

Foi aqui que alguém disse “alto e para o baile”. Não era Vitalik Buterin quem vinha ao Web Summit? Pois bem: a resposta é não. A confirmação a que Paddy Cosgrave se referia é, na verdade, Joseph Lubin, um nome que esteve, de facto, envolvido na criação da Fundação Ethereum, mas não tão diretamente como o jovem programador. Trata-se ainda de um empreendedor canadiano conhecido pelas suas intervenções públicas acerca do potencial da tecnologia blockchain.

Mas, aliás, nem é nessa qualidade que Lubin vem ao Web Summit. No site oficial do evento, o empreendedor é apresentado com cofundado da ConsenSys, outra plataforma de blockchain, essa sim com criação diretamente atribuída a Joseph Lubin.

O ECO contactou a organização do Web Summit, que confirmou que não está previsto que Vitalik Buterin venha ao Web Summit. Paddy Cosgrave referia-se mesmo a Joseph Lubin.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Criador do Ethereum vem ao Web Summit? Afinal não

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião