Reino Unido: eBay e Netflix (só) pagaram 1,9 milhões de libras em impostos em 2016

Em 2016, no Reino Unido, o eBay e a Netflix pagaram em impostos, no total e em conjunto, a quantia de... 1,9 milhões de libras, pouco mais de dois milhões de euros.

Sabe quanto pagaram em impostos a Netflix e o eBay durante o ano passado no Reino Unido? Agarre-se bem: foram 1,9 milhões de libras, ou 2,1 milhões de euros à taxa de câmbio atual. Isso mesmo. Estas duas empresas norte-americanas, que contam com milhões de clientes britânicos e receitas milionárias no país, não pagaram nem dois milhões de libras em impostos durante um ano. Em conjunto e no total.

As contas foram feitas pelo jornal britânico Financial Times [acesso pago / conteúdo em inglês], que nota que estes números levantam novas questões acerca da forma como estas grandes companhias de base tecnológica estruturam os seus negócios para pagarem menos impostos nos vários mercados em que operam.

Que contas foram essas?

Comecemos pelo eBay, uma das maiores lojas online e um gigante no universo do comércio eletrónico. Em 2016, registou no país 200 milhões de libras (cerca de 223 milhões de euros) em receitas e um lucro de 7,6 milhões (8,5 milhões de euros). Desse valor, pagou apenas 1,6 milhões de libras (1,8 milhões de euros) em impostos por estes resultados financeiros.

Já a Netflix, o conhecido serviço de streaming de filmes e séries, tem vindo a registar uma queda nos lucros e receitas. Ainda assim, em 2016, conseguiu receitas de 22 milhões de euros no Reino Unido e um milhão de euros de lucro. O valor dos impostos pagos no país caíram 39% para… 300.000 euros. Estima-se que existam 6,5 milhões de subscritores deste serviço no país.

O tema dos impostos pagos pelas multinacionais tem estado na ordem do dia ao nível internacional e Portugal não é exceção. Em meados de setembro, soube-se que o Governo português decidiu associar-se a uma iniciativa de âmbito europeu para avançar com um modelo mais eficaz de tributação da economia digital.

Outros países, porém, têm adotado a estratégia inversa: a Irlanda, por exemplo, foi acusada por Bruxelas de criar benefícios fiscais ilegais para estas empresas e exigiu à Apple a devolução de 13 mil milhões de euros impostos irregularmente perdoados. A inércia do governo irlandês levou a Comissão Europeia a avançar com um processo contra a Irlanda no início deste mês de outubro.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Reino Unido: eBay e Netflix (só) pagaram 1,9 milhões de libras em impostos em 2016

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião