Turismo puxa pela inflação. Sobe para 1,4% em setembro

A taxa de inflação acelerou graças às categorias relacionadas com o turismo: restauração, alojamento e transportes.

Os preços estão a aumentar. Em setembro, segundo os dados divulgados esta quinta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), a taxa de inflação acelerou para 1,4%, em termos homólogos, um movimento que fica a dever-se às categorias relacionadas com o turismo: restauração, alojamento e transportes.

A taxa de 1,4% em setembro fica 0,3 pontos percentuais acima da que tinha sido registada em agosto. Já a variação mensal do índice de preços no consumidor foi de 0,9%, o que também representa uma aceleração face a agosto, quando a variação tinha sido nula. Nos últimos doze meses, a variação mensal média fixou-se em 1,2%.

A contribuir para esta evolução, destaca o INE, estiveram, sobretudo, os restaurantes e hotéis, categoria em que os preços subiram 4,48% face a setembro do ano passado, e os transportes, com uma aceleração homóloga superior a 3%. Já a contribuição negativa mais relevante foi a do vestuário e calçado, que registou uma quebra de 3,44%.

Rendas voltam a subir

As rendas da habitação também voltaram a subir em setembro. “De acordo com os resultados apurados em setembro de 2017, o valor médio das rendas de habitação por metro quadrado de área útil registou uma variação mensal de 0,2% (taxa superior em 0,1 pontos percentuais à registada no mês anterior”, refere a nota do INE.

Lisboa foi a região onde mais se sentiu esta aceleração, com um aumento de 0,3% das rendas. Já na Madeira, a taxa de variação das rendas recuou em 0,1%.

Já em termos homólogos, a evolução das rendas está a estabilizar. A nível nacional, a taxa de variação das rendas mantém-se em 1%, valor que já tinha sido registado em agosto.

Notícia atualizada às 11h24 com mais informação.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Turismo puxa pela inflação. Sobe para 1,4% em setembro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião