EUA são o principal importador do vinho tranquilo português

  • Lusa
  • 13 Outubro 2017

A Viniportugal, que é a associação responsável pela promoção do vinho português no estrangeiro, identifica os EUA como maior importador mas diz que ainda há muito território americano por explorar.

O presidente da Viniportugal, Jorge Monteiro, disse hoje à Lusa que os EUA representam 11% do valor das exportações de vinhos tranquilos (os não espirituosos), sendo atualmente o seu principal mercado, mas ainda com margem para crescer.

“Os EUA representam 11% da exportação em valor dos vinhos tranquilos, são o nosso primeiro mercado, mas ainda há muito trabalho a fazer como, por exemplo, alargar a nossa presença a outros Estados”, afirmou à Lusa Jorge Monteiro, a propósito de duas ações de promoção nos EUA. Ainda assim, a prioridade é reforçar o investimento com vista à consolidação da posição atingida.“O nosso objetivo é consolidar a presença dos vinhos de Portugal nos mercados já investidos e não dispersar recursos sem garantia de obtenção de resultados sólidos”, explicou.

O presidente da Viniportugal destaca que, durante as ações de promoção, a prioridade não é apresentar vinhos melhores, mas diferentes, com uma boa relação qualidade-preço. O dirigente acrescenta que Portugal distingue-se pela diversidade dos seus produtos, com castas que ainda são pouco conhecidas entre os americanos.

Questionado sobre as principais preocupações da associação para dar continuidade à promoção internacional do vinho português, Jorge Monteiro referiu que é importante continuar com o mesmo modelo de promoção, não deixando de responder às exigências do mercado.

A primeira ação de divulgação teve lugar em Chicago na segunda-feira e promoveu o encontro entre 15 produtores e importadores, com o objetivo de apresentar produtos e dar início a uma relação de negócios. Já a segunda iniciativa decorreu na quinta-feira, em Nova Iorque, e destina-se às empresas que já se encontram inseridas no mercado, uma vez que serão apresentadas, aos retalhistas e distribuidores, as principais novidades do setor vinícola.

À semelhança do que ocorreu este ano, a Viniportugal prevê, em 2018, realizar, cerca de 90 ações de promoção do vinho português, nacional e internacionalmente.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

EUA são o principal importador do vinho tranquilo português

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião