Marquês: Oito ex-governantes de Sócrates vão ser chamados a depor

  • ECO
  • 13 Outubro 2017

No julgamento da Operação Marquês, deverão ser ouvidos no tribunal, entre outras pessoas, oito ex-governantes do tempo de José Sócrates. Atual ministra do Mar está entre eles.

O Ministério Público vai chamar a depor, no âmbito da Operação Marquês, oito membros dos dois governos que José Sócrates liderou entre 2005 e 2011. A notícia é avançada pelo Público esta sexta-feira [acesso condicionado], com base no despacho da acusação. A maioria são antigos ministros.

Entre eles, desde logo, está a atual ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, que se encontra no vasto rol de testemunhas, segundo o jornal.

Luís Campos e Cunha, antigo ministro das Finanças, e Fernando Teixeira dos Santos, que lhe sucedeu no cargo, também deverão ser ouvidos. Assim como Mário Lino, ex-ministro com a pasta das Obras Públicas, que deverá ser chamado a depor, tal como o seu sucessor, António Mendonça.

O ex-ministro do Ambiente de Sócrates, Francisco Nunes Correia, também prestará esclarecimentos em tribunal. José Conde Rodrigues, ex-secretário de Estado do tempo de Sócrates e, por fim, José Pinto Ribeiro, antigo ministro da Cultura.

O despacho da Operação Marquês acusou 28 dos 33 arguidos na última quarta-feira. Os mais mediáticos são, sobretudo, José Sócrates (acusado de 31 crimes) e Ricardo Salgado, ex-líder do Grupo Espírito Santo, acusado de 21 crimes. No total, o Ministério Público identifica 229 testemunhas.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história e às newsletters ECO Insider e Novo Normal.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Marquês: Oito ex-governantes de Sócrates vão ser chamados a depor

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião