EDP afunda. Bolsa de Lisboa em queda

A bolsa nacional está a perder valor, com a EDP a deslizar. As alterações na regulação propostas pela ERSE estão a ditar uma queda de quase 5% dos títulos da empresa liderada por António Mexia.

A EDP está a deslizar em bolsa. As ações da elétrica recuam quase 5%, penalizadas pela alteração à regulação proposta pela ERSE, levando a bolsa nacional a recuar quase 0,5%. As mexidas propostas pelo regulador já levaram o Haitong a cortar a recomendação da elétrica liderada por António Mexia, baixando também o preço-alvo atribuído à REN.

O índice de referência da bolsa nacional arrancou a semana com saldo negativo. Num dia que está a ser de ganhos para a generalidade dos índices europeus, Lisboa é a exceção. O PSI-20 cai 0,47% para 5.432,09 pontos, depois de três sessões consecutivas de ganhos, com a energia a destacar-se no pior e no melhor.

A elétrica liderada por António Mexia é o grande destaque da sessão. As ações da empresa seguem a perder 4,31% para 2,973 euros, tendo chegado a cair um máximo de 4,80% no seguimento da proposta de alteração à remuneração dos ativos regulados. Esta proposta da ERSE levou o Haitong a rever em baixa a recomendação da EDP.

“Reduzimos a recomendação da EDP para neutral (face a comprar), uma vez que as alterações na regulação em Portugal, tanto a nível da distribuição como da geração de eletricidade, foram significativamente mais duras do que prevíamos — e o mercado provavelmente também”, de acordo com os analistas do Haitong. Ao mesmo tempo, o banco de investimento cortou a avaliação da REN de 3,05 para 2,80 euros. A REN cai 1,09%.

Ainda na energia, a Galp Energia regista uma valorização de 0,16% para 15,45 euros no dia em que a petrolífera portuguesa revelou dados previsionais do terceiro trimestre. A empresa voltou a revelar um forte crescimento na produção de petróleo. Foram extraídos 92,4 mil barris de petróleo ou produto equivalente durante o último trimestre, uma evolução explicada pelo Brasil já que a produção em Angola encolheu. Isto num período marcado por preços do petróleo mais elevados, as margens de refinação aceleraram.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

EDP afunda. Bolsa de Lisboa em queda

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião