Secretário de Estado: “Não podemos ficar à espera que apareçam os bombeiros”

  • ECO e Lusa
  • 16 Outubro 2017

O secretário de Estado da Administração Interna declarou que os fogos florestais de domingo tiveram mão criminosa. Frisou que as populações devem autoproteger-se e não ficar à espera dos bombeiros.

O secretário de Estado da Administração Interna adiantou que os fogos florestais registados este domingo tiveram origem criminosa e considerou que as comunidades devem ser proativas na autoproteção, salientando que não devem “ficar à espera que apareçam os bombeiros ou os aviões para resolver o problema”.

A última contagem oficial da Proteção Civil aponta para 27 mortos na sequência dos incêndios do fim de semana, numa altura em que os bombeiros continuam a combater 145 fogos em todo o país.

Neste quadro de elevada intensidade de fogo em todo o território, Jorge Gomes declarou na noite deste domingo que “têm de ser as próprias comunidades a serem proativas e não ficarmos todos à espera que apareçam os nossos bombeiros ou que apareçam os aviões para nos resolver o problema”. “Nós temos de nos autoproteger, isso é fundamental”, disse citado pela Sic Notícias.

"Têm de ser as próprias comunidades a serem proativas e não ficarmos todos à espera que apareçam os nossos bombeiros ou que apareçam os aviões para nos resolver o problema. Nós temos de nos autoproteger, isso é fundamental.”

Jorge Gomes

Secretário de Estado da Administração Interna

“Temos de começar, é um trabalho que iremos desenvolver com certeza para o futuro, que é trabalhar com as comunidades, para tornar as nossas comunidades mais resilientes e também a saberem como se comportar em situações como as que estamos a viver hoje”, declarou ainda, frisando que os recursos de meios e humanos são finitos e que as condições de atuação não permitiram em muitos casos a utilização de meios aéreos.

Mão criminosa

A partir de Arouca, no posto de comando do incêndio de Vale de Cambra, no distrito de Aveiro, o secretário de Estado da Administração Interna adiantou ainda que houve mão criminosa em nos incêndios florestais registados naquela região, uma vez que em algumas das áreas que estavam a arder eram aquelas onde havia pastorícia.

“As áreas onde há pastorícia estão todas a arder. Isto não é por acaso”, disse ontem Jorge Gomes.

Questionado se considerava que os incêndios deste domingo tinham origem criminosa, o secretário de Estado respondeu: “Sim”.

Não se põe um país arder de um dia para outro só porque se anunciou que amanhã [segunda-feira] vai haver chuva. Como vai haver chuva, os pastos estão proibidos de fazer queimadas, foi prolongada a proibição até 31 de outubro, há gente que não resiste a isso, que olha para os seus interesses pessoais”, sustentou o responsável.

"Não se põe um país arder de um dia para outro só porque se anunciou que amanhã [segunda-feira] vai haver chuva. Como vai haver chuva, os pastos estão proibidos de fazer queimadas, foi prolongada a proibição até 31 de outubro, há gente que não resiste a isso, que olha para os seus interesses pessoais.”

Jorge Gomes

Secretário de Estado da Administração Interna

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Secretário de Estado: “Não podemos ficar à espera que apareçam os bombeiros”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião