Procura por petróleo vai atingir pico até 2030. E a culpa é dos carros elétricos

  • ECO
  • 17 Outubro 2017

O crescimento das vendas dos carros elétricos vai reduzir significativamente a procura por combustíveis, em particular a partir de 2025. A conclusão é de um estudo da consultora Wood Mackenzie.

A procura pelo “ouro negro” vai alcançar um máximo nos próximos 13 anos. E a culpa é dos veículos elétricos. À medida que a utilização destes carros se torna mais comum, a procura pela matéria-prima vai começar a diminuir, de acordo com um estudo da consultora Wood Mackenzie. Alguns países já alertaram que vão começar a reduzir a venda de automóveis que utilizam motores de combustão tradicionais, como é o caso de França e Reino Unido.

“Estamos a tornar-nos cada vez mais eficientes ao utilizarmos a nossa energia. Por isso, à medida que as economias crescem, tornam-se menos dependentes do petróleo, o que deve diminuir a importância da matéria-prima na economia global ao longo do tempo”, afirma o analista sénior da Wood Mackenzie Alan Gelder, de acordo com um estudo da consultora (conteúdo em inglês). A Wood Mackenzie refere que o crescimento das vendas dos carros elétricos vai reduzir significativamente a procura por combustíveis, em particular a partir de 2025.

"Estamos a tornar-nos cada vez mais eficientes ao utilizarmos a nossa energia. Por isso, à medida que as economias crescem, tornam-se menos dependentes do petróleo, o que deve diminuir a importância da matéria-prima na economia global ao longo do tempo.”

Alan Gelder

Analista sénior da Wood Mackenzie

Reino Unido e França já disseram que vão começar a diminuir a venda de novos carros a gasolina e a diesel até 2040. A China, o maior mercado automóvel do mundo, está a ponderar seguir o mesmo caminho, o que teria um impacto significativo na procura por petróleo. Dos 96 milhões de barris de petróleo consumidos todos os dias a nível global, 60 milhões são utilizados para transportes. A consultora estima que este número vai estagnar até 2030.

“Vamos assistir a um crescimento das vendas de carros elétricos a partir de 2025. Quanto mais olhamos para o futuro, vemos mais carros elétricos”, refere Gelder. O analista sénior prevê que os modelos elétricos vão corresponder a 10% das vendas globais de carros novos até 2030. “Se as cidades começarem a proibir carros com motores de combustão, isso vai acelerar rapidamente a mudança para os elétricos”, remata.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Procura por petróleo vai atingir pico até 2030. E a culpa é dos carros elétricos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião