Portugal contraria UE. É a segunda dívida que mais sobe

Portugal está a destoar do conjunto da UE, nota o Eurostat. A dívida pública portuguesa é a segunda que mais aumenta em toda a União Europeia. A dívida no bloco da zona euro está a cair.

Portugal registou a terceira maior dívida da zona euro no segundo trimestre. Numa altura em que a dívida do bloco recua, em Portugal há um aumento — o segundo maior, aponta o Eurostat esta terça-feira.

No segundo trimestre, a dívida pública portuguesa situou-se nos 132,1% em percentagem do PIB. É a terceira dívida mais alta da UE, logo a seguir à da Itália (134,7%) e à da Grécia (175%). Em terras lusas registou-se um aumento de 1,7 pontos percentuais do primeiro para o segundo trimestre, superado apenas por aquele registado na Lituânia, de 2,6 p.p. Neste horizonte temporal, Portugal regista o quinto maior aumento.

A Grécia, apesar de ter a dívida mais alta, é também o país que mais recua do segundo trimestre de 2016 para 2017, com uma quebra de 4,7 pontos percentuais na dívida pública.

Na zona euro, a tendência é a inversa: a dívida pública do conjunto dos Estados-membros recuou ligeiramente de 89,2% para 89,1% do primeiro para o segundo trimestre. Em termos homólogos, a queda foi mais acentuada: dos 90,8% para os atuais 89,1%.

No caso da UE, a descida é para os 83,4%. No trimestre anterior a dívida dos 28 países estava nos 83,6% e no mesmo período do ano passado fixava-se nos 83,8%.

No extremo oposto ao de Portugal estão a Bulgária, o Luxemburgo e a Estónia, com a menor dívida em percentagem do PIB da UE.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Portugal contraria UE. É a segunda dívida que mais sobe

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião