Tribunais portugueses são os mais entupidos com cobranças na UE

  • ECO
  • 25 Outubro 2017

Portugal assume a liderança na taxa de congestão de processos civis, sendo estes, na sua maioria, casos de cobranças de dívidas.

Na União Europeia, Portugal está à frente no que diz respeito à taxa de congestão de processos civis, sendo estes, na sua maioria, casos de cobranças de dívidas. Os dados são da Pordata Europa e mostram que, em 2015, Portugal apresentava uma taxa de congestão de 214%.

Como destaca esta quarta-feira o jornal Público (acesso condicionado), Portugal já assume a dianteira na congestão de processos civis desde 2008, sendo que apenas em 2004 foi exceção. Em 2015, há também uma grande discrepância entre o primeiro e o segundo país a surgir no ranking com a Grécia a apresentar uma taxa de congestão de processos civis de 105%.

A taxa de eficácia dos tribunais portugueses tem registado melhorias, com os processos tanto criminais como civis a avançarem cada vez mais depressa. Ainda assim, ainda existiam 1.136.292 processos pendentes nos tribunais a 31 de dezembro de 2016.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Tribunais portugueses são os mais entupidos com cobranças na UE

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião