Portugueses fazem quase 9 milhões de viagens no primeiro semestre
As visitas a familiares ou amigos continuam a ser o principal motivo para estas viagens e as viagens para o estrangeiro estão a disparar.
Os portugueses estão a viajar cada vez mais. No primeiro semestre deste ano, os residentes em Portugal fizeram quase nove milhões de viagens, o que representa um aumento superior a 9% face ao ano passado. As visitas a familiares ou amigos continuam a ser o principal motivo para estas viagens e as viagens para o estrangeiro estão a disparar.
Ao todo, mostram os dados divulgados esta quinta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), os residentes fizeram 8,7 milhões de viagens entre janeiro e junho deste ano, mais 9,15% do que em igual período do ano passado. Considerando apenas o segundo trimestre, foram feitas 4,7 milhões de viagens, o que corresponde a um aumento homólogo de 8,3%.
“A aceleração no segundo trimestre das viagens turísticas de residentes reflete o efeito da alteração de calendário da Páscoa que ocorreu no segundo trimestre de 2017, enquanto em 2016 foi celebrada no primeiro trimestre”, ressalva o INE.
Quanto ao motivo destas viagens, foi a visita a familiares ou amigos que justificou a maior parte das deslocações, respondendo por 45,2% das viagens feitas por residentes no segundo trimestre, o equivalente a 2,1 milhões. Segue-se “lazer, recreio ou férias”, que representou 41,9% do total de viagens. O segmento de “viagens profissionais ou de negócios” foi o único a desacelerar, representando 8,7% das viagens turísticas, um recuo de 3,5 pontos percentuais.
As viagens domésticas continuam a predominar largamente, mas foi o aumento das deslocações ao estrangeiro que mais contribuiu para a aceleração das viagens de residentes no segundo trimestre. Nesse período, os residentes fizeram mais de 526 mil viagens para fora de Portugal, mais 14,8% do que no ano passado, e aumentaram o peso das viagens ao estrangeiro para 11,3%. Já as viagens domésticas, aumentaram apenas 7,6%, para um total de 4,1 milhões, representando 88,7% do total de viagens.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Portugueses fazem quase 9 milhões de viagens no primeiro semestre
{{ noCommentsLabel }}