Sentimento económico na Zona Euro atinge nível mais alto desde 2000

  • Lusa
  • 30 Outubro 2017

Nos 19 países da moeda única, a subida do indicador resultou na melhoria da confiança nos setores da indústria, retalho e construção e ainda, em menor grau, no dos serviços.

O sentimento económico acelerou, em outubro, para os 114,0 pontos na zona euro e os 114,2 na União Europeia (UE), atingindo os níveis mais altos desde outubro de 2000 e de junho de 2007, respetivamente, segundo a Comissão Europeia.

Na Zona Euro, o sentimento económico cresceu em outubro 0,9 pontos face a setembro (para os 114,0) e 1,1 pontos na UE (para os 114,2).

De acordo com dados da Direção-Geral dos Assuntos Económicos e Financeiros da Comissão Europeia, nos 19 países da moeda única, a subida do indicador resultou na melhoria da confiança nos setores da indústria, retalho e construção e ainda, em menor grau, no dos serviços. Só a confiança dos consumidores se manteve estável.

Considerando as cinco maiores economias da zona euro, o sentimento económico cresceu marcadamente na Alemanha, (2,1 pontos) e, com menor intensidade, em Itália (1,0), tendo-se mantido praticamente estável em Espanha (0,3) e na Holanda (0,9) e registou uma descida em França (-1,6).

Na UE, a subida mais otimista deve-se a melhorias do sentimento económico na maior economia fora da zona euro, a do Reino Unido (1,5 pontos), tendo-se mantido estável na da Polónia (0,0 pontos).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Sentimento económico na Zona Euro atinge nível mais alto desde 2000

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião