A tarde num minuto

  • Rita Frade
  • 13 Novembro 2017

Não teve tempo de ler as notícias esta tarde? Fizemos um best of das melhores para que fique a par de tudo o que se passou, num minuto.

O crescimento da economia portuguesa e o regime simplificado de IRS estiveram em destaque esta tarde.

Luís Marques Mendes deixou um alerta no seu habitual comentário de domingo, na SIC: a economia portuguesa não vai convergir com a União Europeia nos próximos dois anos, segundo as projeções de Bruxelas. Estará esta afirmação correta? O ECO foi fazer a Prova dos 9.

O Governo e os parceiros da esquerda estão a estudar a melhor forma de corrigir as alterações previstas, no âmbito do Orçamento do Estado para 2018, ao regime simplificado de IRS. Uma opção em cima da mesa é passar a permitir que os contribuintes declarem despesas como sendo de caráter misto (profissional e pessoal), passando estes gastos a contar 25% como despesa profissional.

O Governo já anunciou que a economia terá avançado o suficiente para que as pensões possam ter um aumento mais significativo em 2018. No entanto, pode ser o valor a publicar em dezembro a servir de base à atualização. Assim, se a inflação continuar a aumentar e se o Governo utilizar o dado a publicar em dezembro, as pensões vão crescer mais em janeiro.

O Estado pode vir a assumir garantias públicas até 301 milhões de euros, a conceder ao fundo de recuperação de créditos dos clientes do BES que são titulares de papel comercial do Grupo Espírito Santo, os chamados “lesados” do BES.

O ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, pediu esta segunda-feira desculpas às vítimas da infeção por legionella, garantindo que tudo fará para que a origem seja identificada.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

A tarde num minuto

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião