Pelo menos 20 autarcas vão tentar governar em minoria

  • ECO
  • 14 Novembro 2017

Das últimas eleições autárquicas saíram 32 autarcas sem maioria absoluta. Doze já conseguiram acordos de governação, os outros esperam conseguir governar sozinhos.

Mais de um mês após as eleições autárquicas, a maior parte das equipas estão formadas e os autarcas tomaram já posse. Ainda assim, dos 32 autarcas que não conseguiram atingir a maioria absoluta, 20 ainda não conseguiram uma acordo de governação para atingir essa meta.

As contas são do jornal Público, que esta terça-feira apresenta como exemplo Bernardino Soares eleito pela CDU para o distrito de Loures. Tomou posse e está a governar em minoria, pois manteve a sua promessa de não se unir ao PSD de André Ventura e recebeu um não redondo dos socialistas. “Responderam que quem ganha deve governar e é assim que vai ser. Não temos medo nem do exercício de competências nem da capacidade de negociação”, afirmou o autarca ao diário.

Ainda assim, Soares não teme, com a discussão do orçamento da autarquia a aproximar-se. “Não há dramatismo. Vamos analisar as propostas da oposição e conversar antes dos documentos formais. Vamos ouvir, ver no que podemos fazer cedências e procurar consensos”, concluiu o autarca. O mesmo acontece com os restantes.

Dos 20 que não conseguem estabelecer nenhum acordo, nove são do PS, cinco do PSD, três da CDU, dois independentes e um do CDS. Nos restantes 12 casos, por entre alianças mais prováveis e ouras mais improváveis, o mais comum é ver PS com PSD ou PSD/CDS e só depois PS com as esquerdas. Mas é em Portalegre que os dois opostos se unem, com independentes, CDU e PSD a constituir a maior “geringonça”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Pelo menos 20 autarcas vão tentar governar em minoria

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião