Embaixador: Relação China-Portugal está “no seu melhor momento histórico”

Cai Run, embaixador da China em Portugal, disse em Lisboa que relações bilaterais nunca foram tão boas. "Investimento chinês em Portugal já superou os nove mil milhões de euros" até setembro.

Cai Run, embaixador da República Popular da China em Portugal.Henrique Casinhas/ECO

O embaixador chinês em Portugal, Cai Run, considera que as relações entre a China e Portugal nunca foram tão boas. Num discurso proferido esta quarta-feira na 12ª edição do Portugal Exportador, traduzido do mandarim, Cai Run defendeu: “As relações sino-portuguesas estão no seu melhor momento histórico. Os contactos a alto nível estão muito frequentes e a confiança política entre os dois países tem sido reforçada.”

Cai Run avançou também que, até setembro, “o investimento chinês em Portugal já superou os nove mil milhões de euros”. E acrescentou que, “ao mesmo tempo, o investimento português na China também está a aumentar”. Entre os principais setores, o embaixador destacou a energia, as infraestruturas, as finanças, o mar, o turismo, a cultura, a inovação e a tecnologia.

As relações sino-portuguesas estão no seu melhor momento histórico. Os contactos a alto nível estão muito frequentes e a confiança política entre os dois países tem sido reforçada.

Cai Run

Embaixador da República Popular da China em Portugal

O embaixador da China em Portugal apontou ainda que é, agora, mais fácil o intercâmbio entre as duas nações. “Em julho deste ano, a China e Portugal inauguraram um voo direto entre as capitais dos dois países e este é o primeiro voo direto entre os dois países”, recordou Cai Run. Como o ECO noticiou na altura, o voo arrancou a 26 de julho e tem três frequências por semana. É operado pela companhia aérea Beijing Capital Airlines.

Sobre a iniciativa Portugal Exportador, Cai Run disse acreditar que, “através deste seminário, os participantes e empresários portugueses vão ficar a conhecer melhor a China e o comércio entre a China e Portugal vai ser ainda reforçado através desta plataforma”. “A embaixada da China em Portugal e eu próprio vamos continuar a trabalhar para promover o intercâmbio e a cooperação entre as empresas portuguesas e chinesas”, concluiu.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Embaixador: Relação China-Portugal está “no seu melhor momento histórico”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião