Revista de imprensa internacional

Espanhóis em protesto. Dia de transição no Zimbabué. Uber introduz veículos elétricos na Índia. China combate notícias falsas sobre militares. Roaming mantém-se em Espanha.

Há vários espanhóis em protesto contra uma fundação de um antigo ditador. No Zimbabué, hoje é dia de transição. A Uber pretende introduzir veículos elétricos na Índia. China combate notícias falsas sobre militares e pede ajuda aos cidadãos. O roaming mantém-se em Espanha e não é ilegal.

The Guardian

Milhares de espanhóis em protesto contra fundação de antigo ditador

Mais de 200 mil espanhóis assinaram esta quinta-feira uma petição, apelando ao Governo que proibisse a Fundação Nacional Francisco Franco (FNFF), que glorifica o ex-ditador de Espanha. Os cidadãos exemplificam com outros casos, como por exemplo na Alemanha, se fosse criada uma fundação Hitler, ou na Itália — Mussolini. A maioria dos protestantes é familiar do regime franquista, no poder de 1939 a 1975. Leia a notícia completa no The Guardian (acesso livre, conteúdo em inglês)

Le Monde

Hoje é dia de transição para o Zimbabué

Ao fim de 37 anos de um governo autoritário, o Zimbabué põe um ponto final ao mandato de Robert Mugabe. Após a demissão de Mugabe, o seu sucessor Emmerson Mnangagwa conseguiu chegar ao poder e vai ser nomeado oficialmente numa cerimónia que decorrerá esta manhã e que reunirá no maior estádio da capital mais de 60 mil pessoas. Vários rumores dão conta de que Mugabe não estará presente na cerimónia de eleição de Mnangagwa. Leia a notícia completa no Le Monde (acesso livre, conteúdo em francês)

The Business Insider

China cria plataforma para denúncia de notícias falsas

O Governo chinês lançou esta semana um sistema online onde os cidadãos podem denunciar notícias e conteúdos falsos sobre os militares do exército. O site foi criado para criar um “espaço ciber-militar limpo e brilhante” e também aceita relatórios sobre o uso ilegal da Internet por membros militares. A China é um dos países com as leis de censura da Internet mais rígidas do mundo. Leia a notícia completa no The Business Insider (acesso livre, conteúdo em inglês)

Reuters

Uber avança com parceria para introduzir veículos elétricos na Índia

A Uber vai associar-se à fabricante de automóveis Mahindra e Mahindra para adicionar veículos elétricos à sua plataforma na Índia. As empresas pretendem introduzir no mercado centenas de veículos elétricos, incluindo o e2o hatchback e eVerito da Mahindra, nas cidades de Delhi e Hyderabad, e deixa em cima da mesa a hipótese de se espalhar mais mais cidades. Leia a notícia completa na Reuters (acesso livre, conteúdo em inglês)

El País

O roaming não morreu. Continua vivo em Espanha

Em junho deste ano, a União Europeia anunciou o fim das tarifas de roaming para todos. No entanto, em Espanha, uma operadora telefónica tem estado a cobrar taxas de roaming aos seus utilizadores, e tudo devido às letras pequenas da nova regra. A Comissão Nacional de Mercados e Concorrência (CNMC) autorizou essa cobrança, pois a lei permite cobrar o roaming quando um operador demonstra que não consegue recuperar os custos que possui quando oferece esse serviço. Leia a notícia completa no El País (acesso livre, conteúdo em espanhol)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Revista de imprensa internacional

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião