Governo autoriza Metro do Porto a adjudicar à Barraqueiro subconcessão por sete anos

  • Lusa
  • 27 Novembro 2017

A autorização governativa foi dada na sexta-feira, através de “despacho conjunto subscrito pelo secretário de Estado Adjunto e das Finanças e pelo secretário de Estado Adjunto e do Ambiente”.

O Governo já autorizou a Metro do Porto a avançar com a adjudicação do contrato da subconcessão da operação e manutenção da rede até 2015 à Barraqueiro SGPS, foi anunciado esta segunda-feira.

Segundo fonte da Metro do Porto, a autorização governativa foi dada na sexta-feira, através de “despacho conjunto subscrito pelo secretário de Estado Adjunto e das Finanças e pelo secretário de Estado Adjunto e do Ambiente”. A fonte da empresa de transporte público acrescentou à Lusa que o contrato deverá ser assinado com a Barraqueiro dentro de “duas a três semanas”.

Após a assinatura do contrato, o mesmo será submetido ao Tribunal de Contas para obtenção de visto prévio. A Metro do Porto anunciou no dia 18 de outubro que a Barraqueiro SGPS venceu o concurso para a subconcessão da Metro do Porto por sete anos, apresentando a “melhor proposta” para garantir a operação e manutenção do sistema por sete anos, no valor de 204 milhões de euros.

O anúncio do concurso, publicado no Diário da República no dia 23 de junho, previa para 25 de setembro o último dia para apresentação de propostas. Contudo, a Metro do Porto prorrogou esse prazo por 11 dias, “devido à necessidade de prestação de esclarecimentos aos potenciais concorrentes e de acordo com o previsto no programa do concurso”.

A Barraqueiro vai garantir a operação e a manutenção do sistema de metro ligeiro da Área Metropolitana do Porto (AMP) por um período de sete anos, a partir de 1 de abril do próximo ano e até março 2025. “Realizado em regime de parceria público-privada, o procedimento compreende toda a operação regular do Metro –- área onde se incluí segurança e apoio aos clientes –, bem com as grandes revisões da frota de material circulante, as grandes manutenções de sistemas técnicos e do sistema de bilhética” durante os sete anos, acrescentou a empresa.

A Barraqueiro já lidera o consórcio ViaPorto, que é responsável pela operação da rede do metro desde 2010.

A rede do Metro do Porto é composta por seis linhas e 82 estações, servindo sete concelhos da AMP e movimentando perto de 60 milhões de clientes por ano.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Governo autoriza Metro do Porto a adjudicar à Barraqueiro subconcessão por sete anos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião