Softbank esmaga avaliação da Uber. Quer pagar menos 30%

  • ECO
  • 28 Novembro 2017

A empresa japonesa quer comprar um mínimo de 14% da Uber. O valor oferecido coloca a avaliação da empresa de transporte nos 48 mil milhões de dólares.

A Softbank prepara-se para investir mil milhões de dólares na Uber numa operação que atribui à empresa de transportes uma avaliação bem abaixo da atual. A empresa japonesa avalia a tecnológica liderada por Dara Khosrowshahi em 48 mil milhões de dólares, um valor 30% abaixo do estipulado na última ronda de financiamento.

O investimento revelado esta terça-feira, avançado pelo Financial Times, faz parte de um investimento total de 10 mil milhões de dólares que a Uber vai receber, crucial para o seu plano de reestruturação.

Para fechar o negócio, a Softbank deve adquirir, pelo menos, 14% da participação da Uber nesta segunda oferta de compra. Caso os acionistas não pretendam vender as suas ações de acordo com a avaliação mais recente, a instituição poderá vir a subir a sua valorização da tecnológica.

A desvalorização face ao valor atribuído à Uber na última ronda de financiamento tem por base uma série de crises pelas quais a empresa de transporte tem vindo a atravessar, nomeadamente a demissão do antigo CEO Travis Kalanick e a perda de licença para operar em Londres.

Apoie o jornalismo económico independente. Contribua

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso. O acesso às notícias do ECO é (ainda) livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo rigoroso e credível, mas não só. É continuar a informar apesar do confinamento, é continuar a escrutinar as decisões políticas quando tudo parece descontrolado.

Introduza um valor

Valor mínimo 5€. Após confirmação será gerada uma referência Multibanco.

Comentários ({{ total }})

Softbank esmaga avaliação da Uber. Quer pagar menos 30%

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião