Aos 82 anos, Luciano volta à Benetton para salvar a marca

  • Juliana Nogueira Santos
  • 30 Novembro 2017

O fundador quer afastar os gestores que têm passado pela United Colors of Benetton para voltar a fazer da sua empresa uma casa de família.

Luciano entregou a liderança da empresa ao seu filho, mas agora volta a agarrar o leme da Benetton.Laia Abril/FABRICA

Dez anos após ter entregue a liderança da empresa que fundou ao filho, Luciano Benetton anunciou que vai voltar para tentar salvar um negócio à beira da ruína. Aos 82 anos, o empresário quer afastar os gestores que têm passado pela United Colors of Benetton para voltar a fazer da sua empresa uma casa de família.

“Primeiro deixei o meu filho, Alessandro, que logo deu dois passos atrás. E a empresa foi confiada a gestores”, apontou o empresário, em entrevista ao diário italiano La Repubblica. Agora, quer voltar com a sua irmã, Giuliana, que já tem 80 anos, a apostar nas malhas, o produto que fez o nome da Benetton.

Benetton afirmou que “é uma dor intolerável” ver a sua empresa apresentar resultados assim, visto que, “em 2008, deixei a empresa com 155 milhões de euros em ativos e agora volto com 81 milhões em passivo”. “É por isso que volto ao corte.”

O empresário considera que “a gestão tem sido confusa, não no sentido criminoso”, mas sim no sentido de identidade de marca. “Enquanto os outros nos imitavam, a United Colors perdeu as suas cores. Falhámos. As lojas que estavam cheias de luz ficaram escuras e sombrias”. Mas o pecado maior foi abandonar as malhas. “Foi como se tivéssemos tirado a água de um aqueduto.”

"Enquanto os outros nos imitavam, a United Colors perdeu as suas cores. Falhámos. As lojas que estavam cheias de luz ficaram escuras e sombrias.”

Luciano Benetton

Fundador da United Color of Benetton

A Benetton, para além de registar resultados negativos, já despediu mais de 2.000 empregados por todo o mundo e já saiu de mercados como a América do Sul e os Estados Unidos da América.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Aos 82 anos, Luciano volta à Benetton para salvar a marca

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião