CTT dão cartas na bolsa, Lisboa avança pela terceira sessão

Dispararam mais de 5% na bolsa e deram um bom impulso a Lisboa. As ações do CTT foram o destaque do dia. PSI-20 registou ganhos pela terceira sessão consecutiva. Já a Europa fechou a cair.

Com um disparo superior a 5%, os CTT deram cartas na bolsa esta quinta-feira e permitiram que Lisboa avançasse pela terceira sessão consecutiva. Além dos Correios, contribuíram também os bons desempenhos do BCP e ainda da família EDP, evitando que a praça nacional fosse influenciada pelo sentimento negativo da Europa.

O principal índice português, o PSI-20, somou 0,22% para 5.363,07 pontos, com nove cotadas em terreno positivo. Entre estas, destaque para os CTT. As ações têm estado sob pressão vendedora desde que Francisco Lacerda anunciou um corte de 20% do dividendo no final do mês passado. Hoje recuperaram 5,55% para cotar nos 3,25 euros, mas o acumulado do ano continua a ser muito negativo: perdem 49,5%.

Também a EDP e EDP Renováveis avançaram 1,27% e 0,53%, respetivamente. Ambas as empresas estiveram na mira dos investidores nas sessões mais recentes, sobretudo depois de o Bloco de Esquerda ter apresentado uma proposta para alargar a contribuição extraordinária do setor energético ao setor das renováveis. Mas a medida não foi para a frente, chumbada pelo PS no Parlamento esta segunda-feira.

A travar maior ambição nos ganhos lisboetas estiveram outras duas empresas do setor energético: a Galp desvalorizou 0,94% para 15,85 euros; a REN caiu 0,96% para 2,465 euros, pressionada pela queda de 7,14% dos direitos de subscrição do aumento de capital que a gestora da rede elétrica nacional tem em curso.

Um dia depois da morte de Belmiro de Azevedo, a Sonae fechou com uma perda de 0,29% para 1,029 euros. Os analistas da Sonae consideram que o desaparecimento do empresário que tornou a Sonae numa multinacional destacada não terá impacto na vida da empresa.

Lá por fora, dia negativo. Aqui ao lado, Madrid encerrou em baixa de 0,55%. Em Paris, Frankfurt e Londres caíram entre 0,3% e 0,5%. Milão teve o pior registo: perdeu 0,9%.

E do outro lado do Atlântico dia de recorde para o Dow Jones: o índice industrial superou esta quinta-feira a barreira dos 24.000 pontos.

(Notícia atualizada às 16h57)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

CTT dão cartas na bolsa, Lisboa avança pela terceira sessão

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião