Mariana Mortágua: Bloco garante apoio ao Governo, mas vai “voltar à CESE para as renováveis”
"Nós vamos voltar a esta medida durante a legislatura", promete Mariana Mortágua sobre uma contribuição para as energéticas renováveis. "Quem fará a avaliação sobre a cedência do PS são os eleitores".
Mariana Mortágua garante que o Bloco de Esquerda vai regressar à sua proposta de alargar as contribuições extraordinárias da energia às empresas de renováveis, após o Partido Socialista ter recuado no seu apoio à medida e provocado o seu chumbo. “Nós vamos voltar a esta medida durante a legislatura”, disse a líder parlamentar bloquista entrevistada pela SIC Notícias. “Quem fará a avaliação sobre a cedência do Partido Socialista são os eleitores”.
Questionada sobre se esperaria uma nova reprovação da medida no regresso a esta proposta, Mariana Mortágua afirmou que existem outros caminhos possíveis para taxar as empresas de energias renováveis. “Há diversas medidas que podem ser feitas para reduzir o défice tarifário e procurar outros contributos”, afirmou. “E acreditamos que, sendo a medida justa, há todas as hipóteses” de uma aprovação no Parlamento.
Para Mariana Mortágua, este é um exemplo de como “o poder político cede perante o poder económico destas grandes empresas”, repetindo que se trata de uma cedência a um lóbi — algo que Carlos César, líder parlamentar do PS, rejeitou numa entrevista à mesma rubrica da SIC Notícias no princípio da semana. “Se não há ninguém que seja contra a medida, porque é que ela não vai para a frente?” perguntou a deputada bloquista.
Garantiu, porém, que o Bloco de Esquerda vai permanecer com o Governo até ao final da legislatura. “Se o Bloco estivesse à procura de pretextos para criar uma crise, este poderia ser um pretexto, mas não é isso que fazemos”, afirmou. “Nós não vamos falhar ao nosso compromisso. Não vamos faltar às pessoas a quem dissemos que iríamos repor rendimentos”.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Mariana Mortágua: Bloco garante apoio ao Governo, mas vai “voltar à CESE para as renováveis”
{{ noCommentsLabel }}