Bruxelas pondera exportar Simplex para a UE

  • ECO
  • 2 Dezembro 2017

As autoridades europeias vão realizar dois estudos para avaliarem o impacto do Simplex. Se o resultado for positivo, Bruxelas poderá vir a aplicar este programa noutros países da UE.

O Serviço de Reformas Estruturais da União Europeia vai realizar dois estudos para avaliar o impacto dos programas Simplex na administração pública e na economia. Se o resultado for positivo, Bruxelas poderá aprofundar estas medidas para que sejam aplicadas em todos os países da região.

O Público (acesso condicionado) avança que a ideia de fazer estes estudos partiu da Comissão Europeia inspirado nos resultados atingidos pela avaliação anterior encomendada pelo Governo português aos dois casos, efetuada respetivamente pela Universidade Nova de Lisboa e pela Universidade de Coimbra. “Quando apresentámos o estudo da Nova, o Serviço de Reformas Estruturais da União Europeia mostrou interesse”, explicou a secretária de Estado adjunta e da Modernização Administrativa, Graça Fonseca, ao jornal.

Os estudos sobre o Simplex focam-se em quarenta medidas plurianuais deste programa de desmaterialização e de modernização da Administração Pública, 33 do Simplex de 2017 e sete de 2016.

A secretária de Estado refere ainda que esta análise custará “250 mil euros, integralmente pagos por este serviço da Comissão Europeia, quando o da Nova custou 40 mil euros”. E será realizada por “um avaliador internacional, um consultor internacional, escolhido em concurso público organizado pelo Serviço de Reformas Estruturais da União Europeia”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Bruxelas pondera exportar Simplex para a UE

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião