Social-Democratas alemães abertos a aliança com Merkel

  • ECO
  • 4 Dezembro 2017

Após o convite da chanceler alemã, o Partido Social Democrata mostrou-se aberto a uma possível coligação com o partido de Angela Merkel.

O líder do SPD, o Partido Social Democrata alemão, anunciou no início da semana a disponibilidade para iniciar conversações com a chanceler no sentido de formar uma grande coligação. A decisão vai ser votada entre os membros do partido num congresso este fim de semana.

“Nós iremos explorar se e como a formação de um Governo é possível na Alemanha” disse Schulz aos jornalistas, avançou a Reuters (conteúdo em Inglês / acesso livre). Esta aliança funcionava desde 2013 — e é importante que seja renovada numa altura em que ambos os partidos perderam votos para a extrema-direita nas últimas eleições.

O convite à negociação veio da parte de Merkel, há precisamente uma semana. A questão da imigração separou, à partida, os dois partidos que agora admitem ultrapassar as diferenças. O SPD não concorda que se prolonguem as restrições que impedem a reunião das famílias de refugiados.

Esta é agora a melhor hipótese para a estabilidade da política alemã. Merkel tentou anteriormente uma coligação tripartida, com a União Social-Cristã (CSU), o FDP e Os Verdes, partidos com os quais não conseguiu chegar a acordo.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Social-Democratas alemães abertos a aliança com Merkel

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião