Portugal planeia antecipar mais 500 milhões ao FMI ainda este ano

A confirmar-se este pagamento, Portugal terá reembolsado, só este ano, quase 10 mil milhões de euros do empréstimo concedido pelo FMI em 2011.

Portugal deverá fazer mais um reembolso antecipado ao Fundo Monetário Internacional (FMI), desta vez no valor de 500 milhões de euros. O anúncio foi feito, esta terça-feira, por Ricardo Mourinho Félix, secretário de Estado Adjunto e das Finanças.

“Portugal pretende, ainda este ano, fazer um pagamento ao FMI de, pelo menos, 500 milhões de euros”, disse o secretário de Estado, em conferência de imprensa, em Bruxelas, no final da reunião do Ecofin.

“Estamos a avaliar, tendo em conta o fecho das contas do ano e a evolução da situação orçamental, o valor exato, mas pelo menos 500 milhões de euros estou convicto de que conseguiremos pagar ao FMI ainda este ano”, acrescentou, salientando que este pagamento antecipado vai “contribuir para reduzir a dívida, reduzir o custo dessa dívida e robustecer a evolução do rácio da dívida pública em relação ao PIB”.

A confirmar-se este pagamento, Portugal terá concretizado, só este ano, o pagamento antecipado de mais de 9,5 mil milhões de euros ao FMI. Até 17 de novembro, data em que foi feito o último reembolso antecipado, no valor de perto de 2,8 mil milhões de euros, Portugal tinha liquidado 76% do empréstimo concedido pelo FMI, de 26 mil milhões de euros.

(Notícia atualizada às 15h10 com mais informação).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Portugal planeia antecipar mais 500 milhões ao FMI ainda este ano

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião