Bruxelas aprova fim do resgate do FMI à Irlanda

Autoridades europeias autorizaram Dublin a efetuar último reembolso de 4,5 mil milhões de euros do empréstimo oficial do Fundo. Fim do resgate vai poupar 150 milhões ao serviço da dívida irlandês.

A Irlanda recebeu luz verde das autoridades europeias para efetuar o último reembolso do empréstimo do Fundo Monetário Internacional (FMI). Dublin vai pagar os últimos 4,5 mil milhões de euros à instituição que acudiu o país em 2011 com cheque de 22,5 mil milhões. Governo irlandês diz que antecipação vai permitir poupar 150 milhões de euros no serviço da dívida.

Portugal tem feito o mesmo caminho de acelerar pagamentos ao FMI, a quem já só deve 25% do total do empréstimo que pediu também em 2011. Mas no caso irlandês o fim do resgate do Fundo está já à vista, depois de o Fundo Europeu de Estabilidade Financeira (FEEF) ter autorizado esta segunda-feira o país a devolver o empréstimo ao seu credor oficial.

Tal como acontece com o empréstimo português, também para a Irlanda os encargos com a dívida contraída junto do FMI é mais onerosa para os seus cofres do que os empréstimos dos credores europeus, incentivando os países resgatados a dar prioridade aos pagamentos à instituição liderada por Christine Lagarde para baixar os custos da dívida.

“Estes pagamentos antecipados vão baixar os encargos com o serviço da dívida da Irlanda, melhorar a sustentabilidade da sua dívida e, por isso, enviar um sinal positivo aos mercados”, salientou Klaus Regling, diretor do Mecanismo Europeu de Estabilidade.

Irlanda recebeu uma assistência financeira internacional no valor de 67,5 mil milhões de euros. Além deste empréstimo, recebeu 3,5 mil milhões de euros do Reino Unido, que terão de ser reembolsados em 2019 e 2021.

Depois de ter devolvido 75% do empréstimo do Fundo até este ano (cerca de 20 mil milhões de euros), o Governo português tem previsto fazer novo reembolso de 1.400 milhões de euros no próximo ano. Da instituição com sede em Washington Lisboa recebeu um total de 26 mil milhões de euros.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Bruxelas aprova fim do resgate do FMI à Irlanda

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião