A manhã num minuto

  • Rita Frade
  • 11 Dezembro 2017

Não sabe o que se passou durante a manhã? Fizemos um vídeo que reúne as notícias mais relevantes, em apenas um minuto.

Esta manhã, os juros da dívida portuguesa atingiram mínimos desde 2015 e, segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE), as importações aumentaram mais do que as exportações, em outubro.

Entre analistas e investidores a expectativa é a mesma: a agência Fitch deverá retirar Portugal do nível “investimento especulativo”, quando atualizar a sua notação do país na próxima sexta-feira. À espera deste desfecho, os juros da dívida portuguesa atingem mínimos desde 2015.

Segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE), excluindo os combustíveis e lubrificantes (bens muito expostos à volatilidade dos mercados), “as exportações aumentaram 13% e as importações cresceram 19,9%”.

Mourinho Félix tinha falado de um novo reembolso ao Fundo Monetário Internacional (FMI) de cerca de 500 milhões de euros ainda este ano, mas a meta do IGCP é mais ambiciosa: pretende devolver antecipadamente mais 1.000 milhões de euros à instituição nas próximas três semanas.

O Tribunal de Contas aponta o dedo à decisão de conceder apoios comunitários à empresa Waratah, a sociedade que a Scenic, um dos maiores operadores australianos de pacotes turísticos e cruzeiros de luxo, criou para as operações em Portugal.

A lista de escritórios de advogados que prestaram assessoria jurídica ao Estado em 2017 é extensa mas são três as sociedades que saltam mais à vista: VdA, Sérvulo e PLMJ. Os dados constam do portal Base (contratos públicos online), reportam-se a este ano e são contabilizados contratos até ao dia 6 de dezembro.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

A manhã num minuto

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião