Futuros da bitcoin arrancam em Wall Street e disparam 25%

Foram umas primeiras horas de negociação da bitcoin bastante atribuladas. A criptomoeda chegou a disparar 25% e por duas vezes foram desencadeados os travões automáticos para aliviar a volatilidade.

A bitcoin chegou a Wall Street e, nas primeiras horas de negociação na bolsa CBOE Global Markets, a criptomoeda chegou a disparar cerca de 25%, desencadeando automaticamente os travões que existem na bolsa para abrandar a volatilidade dos preços de um ativo. Foram momentos de euforia vividos este domingo com os operadores de mercado a registarem forte interesse dos investidores. O site da CBOE registou alguns problemas face à forte afluência.

“Foi muito fácil de negociar”, referiu Joe van Hecke, trader da Hall Trading, à agência Bloomberg. “Penso que vamos ter um mercado robusto nos próximos tempos”, frisou ainda.

Até ontem, quem quisesse investir em bitcoin só poderia fazê-lo através de mercados que não estão regulados, sendo que eram a procura e oferta nestas plataformas que movimentavam o preço da rainha das criptomoedas.

Os futuros da bitcoin que expiram em janeiro estavam a cotar nos 17.780 dólares pelas 12h57 horas de Hong Kong, acima dos 15.000 dólares com que iniciaram a sessão. De acordo com a Bloomberg, aproximadamente 2.300 contratos tinham sido trocados até àquele momento.

Como é habitual sempre que há oscilações acentuadas de preços nos mercados, a estreia da bitcoin ficou marcada pela ação dos travões automáticos da bolsa. O primeiro travão na negociação ocorreu cerca de duas horas e meia após o arranque da negociação dos futuros. O segundo foi desencadeado quatro horas depois.

"Foi muito fácil de negociar. Penso que vamos ter um mercado robusto nos próximos tempos.”

Joe van Hecke

Trader da Hall Trading

Estes travões são automaticamente acionados para abrandar a volatilidade, impedindo a realização de qualquer transação durante dois minutos, se os preços caírem ou subirem 10% ou, durante cinco minutos, se a oscilação for de 20%, segundo o site da CBOE.

“Até agora, observando o volume de transações de contratos de futuros da bitcoin, acreditamos que há procura decente e isso está a impulsionar o preço da moeda”, comentou Naeem Aslam, chefe da sala de mercados da TF Global Markets. “Os preços estão a subir ainda mais por causa do aumento da confiança”, acrescentou.

A bitcoin chegou à bolsa em plena euforia fora dos “circuitos” regulados. Na semana passada, chegou a valer a criptomoeda chegou a superar a barreira dos 17.000 dólares.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Futuros da bitcoin arrancam em Wall Street e disparam 25%

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião