Mais ricos do mundo ganharam um bilião com mercados em 2017

  • Marta Santos Silva
  • 27 Dezembro 2017

O mercado "robusto" do ano de 2017, com subidas constantes, permitiu aos multimilionários mais ricos do planeta arrecadar quatro vezes os ganhos que tiveram no ano passado nas bolsas.

Os multimilionários da lista dos mais ricos da Bloomberg ganharam mais de um bilião de dólares nos mercados em 2017, graças ao bull market prolongado que marcou este ano. Os ganhos históricos nas bolsas mundiais permitiram aos multimilionários do Bloomberg Billionaires Index ganhar quatro vezes mais do que no ano de 2016.

Jeff Bezos, fundador da Amazon, foi quem mais riqueza ganhou em 2017: acrescentou 34,2 mil milhões de dólares à sua riqueza, o que lhe permitiu ultrapassar Bill Gates, fundador da Microsoft, que estava no primeiro lugar desde 2013. Gates tem doado a maior parte da sua fortuna, assim como George Soros, que caiu no ranking devido a doações do género.

Jeff Bezos, está à frente da Amazon, e foi quem mais riqueza acumulou em 2017. Acrescentou 34,2 mil milhões de dólares à sua riqueza, o que lhe permitiu ultrapassar Bill Gates, fundador da Microsoft, que estava no primeiro lugar desde 2013.Peter Foley/Bloomberg

Os 500 multimilionários na lista detinham no final de 2017, a 26 de dezembro, 5,3 biliões de dólares, um aumento de um bilião relativamente aos 4,4 biliões no ano anterior. O líder dos investimentos na UBS Weath Management, Mike Ryan, disse à Bloomberg que 2017 viu “o segundo bull market mais robusto e segundo mais prolongado da história”, e que as principais orientações dadas este ano aos investidores eram “continuar a investir”.

Mark Zuckerberg, fundador do Facebook, que foi o quarto que mais acumulou neste ano: a sua riqueza aumentou em 45%.Wikimedia Commons

Muitas fortunas aumentaram assim este ano: 440 dos 500 multimilionários na lista viram as suas fortunas crescer. Aqui se inclui Mark Zuckerberg, fundador do Facebook, que foi o quarto que mais acumulou neste ano: a sua riqueza aumentou em 45%, mas o empresário tem planos de começar também a doar muito do seu dinheiro para fins caridosos. Outros, no entanto, perderam: Patrick Drahi, por exemplo, o empresário que detém a Altice, viu a sua riqueza encolher 39% para 6,3 mil milhões de dólares.

Este também foi o ano em que várias pessoas se tornaram multimilionários da Bitcoin. Os gémeos Winklevoss, que disputaram a criação do Facebook com Mark Zuckerberg, foram dois deles.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Mais ricos do mundo ganharam um bilião com mercados em 2017

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião