Navigator ganha 16,6 milhões de euros com venda de negócios de pellets nos EUA

Numa informação ao mercado, a Navigator anunciou o valor da venda do seu negócio de pellets nos EUA -- 135 milhões de dólares.

A Navigator anunciou que vendeu o seu negócio de pellets nos Estado Unidos por 135 milhões de dólares, ou seja, 112,179 milhões de euros, o que permite à empresa portuguesa lucrar cerca de 20 milhões de dólares (16,6 milhões de euros). Um montante que poderá ainda sofrer ajustamentos, nomeadamente depois da aplicação dos impostos devidos.

A operação já tinha sido comunicada ao mercado no final de dezembro, mas eram desconhecidos os montantes envolvidos.

“Em complemento à informação publicada pela Navigator no dia 29 de dezembro de 2017, relativa à celebração de um contrato de compra e venda do seu negócio de pellets com uma joint-venture gerida e explorada por uma entidade associada da Enviva Holdings, LP, informa-se que o valor global da transação é de 135 milhões de dólares, um montante que pode vir a sofrer ajustamentos usuais neste tipo de operações, e que representa um ganho estimado de cerca de 20 milhões de dólares (antes de impostos), face ao valor em livro dos ativos alienados”, pode lê-se no comunicado emitido esta segunda-feira aos investidores.

O valor global da transação é de 135 milhões de dólares, um montante que pode vir a sofrer ajustamentos usuais neste tipo de operações, e que representa um ganho estimado de cerca de 20 milhões de dólares (antes de impostos), face ao valor em livro dos ativos alienados.

Comunicado da CMVM

A notícia de investimento na fábrica de pellets em Greenwood, Estado da Carolina do Sul, foi conhecida em dezembro de 2014 e ficou concluída no segundo semestre de 2016. Um ano depois, a fábrica com capacidade de produção de 500 mil toneladas por ano, a Navigator vende o negócio por se tratar de “uma oportunidade financeiramente atrativa de desinvestimento”, “libertando assim capital”.

“Os últimos três anos constituíram um período de grande aprendizagem, durante o qual o grupo projetou e construiu uma fábrica de dimensão mundial e adquiriu uma valiosa experiência de gestão de pessoas e bens nos Estados Unidos”, sublinha o comunicado inicial enviado ao mercado pela empresa.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Navigator ganha 16,6 milhões de euros com venda de negócios de pellets nos EUA

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião