Luz verde para mais seis centrais fotovoltaicas no Algarve e Alentejo

  • Lusa e ECO
  • 11 Janeiro 2018

Algarve e Alentejo vão acolher mais seis centrais fotovoltaicas, com uma potência instalada de 229 Megawatt. Governo fala de um investimento potencial de 550 milhões de euros.

O Governo deu ‘luz verde’ a seis centrais fotovoltaicas, no Algarve e no Alentejo, com uma potência instalada de 229 Megawatt (MW). De acordo com a secretaria de Estado da Energia, em causa está um investimento potencial de 550 milhões de euros.

Questionada pela Lusa sobre projetos de produção renovável em regime de mercado, fonte oficial do gabinete de Jorge Seguro Sanches adiantou que estas seis licenças agora atribuídas elevam para 756 MW (megawatts) a potência aprovada pelo Governo sem subsídio à produção, isto é, sem tarifas bonificadas.

Entre os novos projetos, quatro centrais – em Ferreira do Alentejo, Lagos e em Moura (2) – serão promovidas pela Hyperio Energy Investments, com uma capacidade global de 132 MW. Já a maior central agora aprovada, com uma capacidade de 48,9 MW, é um projeto da Goldiport Solar e fica no concelho de Lagoa, no Algarve. O sexto projeto é a central fotovoltaica de Viçoso, da Goldnalco, com 48MW, em Alcoutim.

No total, este conjunto de projetos totaliza 229 MW de potência instalada e um investimento de cerca de 206 milhões de euros.

De acordo com fonte oficial da secretaria de Estado, estas licenças avançaram de imediato por se encontrarem em zonas de rede que não conflituam com outros pedidos, uma vez que os pedidos que se sobrepõem serão submetidos a sorteio.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Luz verde para mais seis centrais fotovoltaicas no Algarve e Alentejo

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião