5 coisas que vão marcar o dia

  • Juliana Nogueira Santos
  • 19 Janeiro 2018

No Parlamento, vota-se o fraque dos cobradores, enquanto no Campus da Justiça o ano judicial arranca com Oliveira Costa no banco dos réus. 

Esta sexta-feira é dia de reuniões entre os trabalhadores e as administrações de duas multinacionais a operar em Portugal e entre Angela Merkel e o seu cada vez mais parceiro Emmanuel Macron. No Parlamento, vota-se o fraque dos cobradores, enquanto no Campus da Justiça o ano judicial arranca com Oliveira Costa no banco dos réus.

Parlamento vai a votos sobre cobradores do fraque

A cobrança extrajudicial de créditos vencidos volta ao, desta vez para a votação do proposta do Partido Socialista. Na sessão parlamentar desta quinta-feira, os deputados do PSD, CDS e PCP recusaram a ideia de tirar o “fraque” aos cobradores por ser uma forma de legalizar a atividade. O Bloco de Esquerda demarcou-se da proposta, mas diz estar disponível para discutir uma solução.

Ano judicial começa com Oliveira Costa no banco dos réus

Após a cerimónia protocolar de abertura do ano judicial, o ex-presidente do BPN, Oliveira Costa, o antigo ministro da Saúde dos Governos de Cavaco Silva, Arlindo de Carvalho, e mais cinco arguidos vão ocupar o banco dos réus da instância central criminal. Estes são acusados de abuso de confiança, burla qualificada, falsificação de documentos, branqueamento de capitais, infidelidade, fraude fiscal qualificada e aquisição ilícita de ações.

Banco de Portugal mede a atividade económica

O Banco de Portugal divulga os indicadores coincidentes relativos a dezembro de 2017, que permitem medir a evolução da atividade económica e o consumo privado. No último mês, o indicador para a atividade económica desceu pela segunda vez consecutiva para os 2,6%. Já o indicador para o consumo privado fixou-se nos 2,0%.

Multinacionais reunidas com os trabalhadores

É dia de tensão entre as multinacionais em território nacional e os seus trabalhadores. Depois de a General Electric anunciar os planos para encerrar a sua unidade em Setúbal e pôr em causa 400 postos de trabalho, segundo a agência Lusa, os responsáveis da americana vão estar reunidos com o SITE Sul para discutir uma solução. Mais ao lado, em Palmela, as conversações entre a administração da Autoeuropa e a Comissão de Trabalhadores relativamente aos novos horários continuam.

Merkel e Macron discutem aproximação dos países

A fazer prever uma aproximação entre Alemanha e França, Angela Merkel e Emmanuel Macron vão reunir-se esta sexta-feira para discutir “o futuro da Europa e as prioridades futuras”. Na calha está a celebração do 55.º aniversário da assinatura do Tratado franco-alemão, mas vai mais além disto: os dois países pretendem também apresentar propostas europeias comuns nas áreas da união bancária e da convergência fiscal.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião